Vinícola Dussart Pedrón / CRUX arquitectos

Vinícola Dussart Pedrón / CRUX arquitectos

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 21

  • Arquitectos: CRUX arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  156
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Placo, Saint-Gobain, Ascensores Valencia S. L., Hormigones Martínez S. A., JUNG
Mais informaçõesMenos informações
© Milena Villalba
© Milena Villalba

A Vinícola Dussart Pedrón, localizada na cidade de Los Pedrones, em Requena (Valência), é o novo espaço que surgiu após a reabilitação de um antigo prédio familiar que já teve muitas vidas.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

O espaço atual de 156 m2 era originalmente um curral, um volume alongado de uma planta com um grande pátio anexo. Mais tarde, foi transformado em vinícola, reutilizando o depósito do curral como armazém [...] Nos anos 60, quando a cooperativa da cidade foi criada, a vinícola parou de fazer seu vinho se tornou depósito. Hoje, seus descendentes retornam da França deixando uma vida para trás, a fim de resgatar a antiga vinícola da família que um dia criou o seu bisavô, resgatando também o vinho de elaboração própria que havia sido abandonado.

Planta - térreo
Planta - térreo

A intervenção trabalhará a passagem do tempo como outro material de construção, sem esconder essas cicatrizes. Nesse local-território, as novas instalações serão inseridas, usando materiais facilmente identificáveis e associados ao nosso tempo. A construção original é revisada, atuando de forma personalizada com cada elemento. O telhado mantém sua estrutura de toras original na qual é aplicado um tratamento de água, a cobertura é substituída por ripas de madeira com ranhuras e os ladrilhos são limpos e devolvidos ao local. A fachada norte, que ainda mostra os traços do passado, permanece com as empenas cegas. No nível mais baixo, onde a família começou a produzir seus vinhos há mais de cem anos, a parede de tijolos dos tanques originais é redescoberta.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

Neste esforço de recuperação do existente, todo o novo programa é estruturado com base em três espaços relacionados. O nível 0, marcado pelo nível de acesso na fachada leste, ocupará a antiga extensão que é usada para processamento; dela, você pode acessar duas outras salas, localizadas em dois níveis na nave ocidental: o nível -1, com os velhos tanques de concreto, é transformado no depósito da adega, aproveitando sua inércia térmica para a maturação do barril, enquanto o nível +1 é considerado como uma área de recepção para as uvas, integrando os serviços e o laboratório, e uma nova abertura que perfura a parede de alvenaria.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

Esses níveis são redefinidos com base em uma estrutura de concreto armado que consolida e reforça a construção, possibilitando um novo uso. As escadas e a empilhadeira são colocadas no centro, circundando o pilar e criando uma peça central. As novas paredes são feitas em gesso cartonado branco; elas são inseridas como um elemento de perímetro que circunda o espaço, integrando os serviços e permitindo que as superfícies sejam laváveis para o bom funcionamento da adega. No espaço entre esses dois elementos, a iluminação ambiente é colocada, o que melhora a textura das paredes e dos troncos no telhado, mas também destaca essa separação, essa distância.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

Essa intervenção cria uma nova camada na construção, apenas tocando-a, como uma instalação reversível que, ao mesmo tempo, possibilita a criação de uma folha em branco na qual é possível recomeçar.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Los Pedrones, Requena, Valência, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Dussart Pedrón / CRUX arquitectos" [Bodega Dussart Pedrón / CRUX arquitectos] 25 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930413/vinicola-dussart-pedron-crux-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.