Lely Campus / ConverseArchitects

Lely Campus / ConverseArchitects - Mais Imagens+ 11

  • Arquiteto Responsável: Machiel Hopman avb bna
  • Paisagismo: plein06
  • Interiores: DoepelStrijkers Architects
  • Construtora: Dura Vermeer
  • Projeto Estrutural: IMd raadgevende ingenieurs
  • Projetos Complementares: Techniplan Adviseurs
  • Cidade: Maassluis
Mais informaçõesMenos informações
© Samual Ashfield

Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo de utilidades Lely Campus é um dos mais sustentáveis da Europa. O campus compreende as novas instalações corporativas do Grupo Lely, um produtor internacional do agronegócio. O projeto foi premiado com o mais alto certificado BREEAM - Outstanding.

Planta pavimento térreo

O arquiteto-chefe Machiel Hopman, do escritório de arquitetura ConsortArchitects, de Roterdã, combinou as diretrizes funcionais do grupo Lely com os valores corporativos da empresa. Em conjunto com uma equipe completa de arquitetos e consultores, ele demonstra que um nível alto de sustentabilidade, funcionalidade e arquitetura pode ser facilmente sincronizado dentro de uma única estrutura.

© Samual Ashfield

Hopman optou por usar volumes lineares, referindo-se à estrutura original da paisagem de pôlderes próximos. A estrutura principal foi posicionada no centro do lote e em ambos os lados foram alocadas barras de escritórios alongadas e elevadas do piso para facilitar a logística no térreo. 

© Samual Ashfield

O caráter inovador e de alta tecnologia da empresa refletem nas elevações do edifício de escritórios. A fachada é transparente e totalmente executada em vidro, inserida em uma moldura branca robusta. Por trás do vidro, uma expressiva construção de aço, com dois pavimentos de altura, enfatiza a aparência industrial e moderna do edifício. O uso contínuo de estruturas de aço e de vidro, tanto no exterior quanto no interior, acentuam a aparência industrial do edifício e o vinculam a inovação e a técnica.

© Sebastiaan Knot

O fator determinante por trás do layout e design do complexo foi projetar um ambiente de trabalho dinâmico e inspirador. Na barra linear de escritórios predominam os espaços iluminados alternados por ambientes com e sem privacidade. Uma ligação direta foi criada entre a área de escritórios e de atividades, que ocorrem no salão de convenções. As duas estruturas são perfeitamente combinadas entre si e os processos de trabalho são mutuamente visíveis, estimulando o envolvimento dos funcionários internamente e em toda a empresa.

© Michael van Oosten

O arquiteto optou por criar espaços multiuso e projetou um estacionamento no último andar do salão de convenções, ao invés de utilizar terrenos desocupados, esta solução sustentável economiza pelo menos 20.000 m² de área. Outras estratégias de design inteligente podem ser encontrados na configuração do salão de produção.

© Samual Ashfield

A planta do complexo é flexível e aberta, e o uso de pilares pode ser efetivamente limitado devido a um impecável projeto estrutural. Além disso, o piso elevado do salão foi completamente pré-fabricado e construído em um nível mais alto, de modo a criar um espaço acessível sob o piso. Ambas as intervenções resultam em uma enorme flexibilidade dentro da sala de produção, atendendo aos procedimentos LEAN da Lely. O salão de convenções é energeticamente eficiente e gera uma excelente atmosfera de trabalho, graças à criação de um 'caminho verde', uma floresta linear interna de 100 metros quadrados.

© Samual Ashfield

O carisma do campus Lely é amplificado pelo alto nível de sustentabilidade do projeto. O projeto arquitetônico foi elaborador em uma sequência detalhada de estratégias sustentáveis e de economia energética. Como resultado, o Dutch Green Building Council concedeu ao campus o certificado BREEAM NL Outstanding, o mais alto nível de sustentabilidade possível dentro do método de avaliação BREEAM.

© Samual Ashfield

A chave para essa conquista se deve ao trabalho conjunto de todas as disciplinas desde o início do projeto. Projeto arquitetônico, projeto de paisagismo, instalações técnicas, construção, design de interiores e luminotécnico foram, sob supervisão do arquiteto, perfeitamente compatibilizados e consolidados em um projeto único. Um perfeito casamento que resultou em um complexo sustentável, que exala ideias e estimula a inovação e a criação.

Corte 3 e 3

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cornelis van der Lelylaan, 3147 Maassluis, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lely Campus / ConverseArchitects" [Lely Campus / ConverseArchitects] 18 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930252/lely-campus-conversearchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.