Casa Bloco / ES Arquitetura

Casa Bloco / ES Arquitetura - Imagem 2 de 32Casa Bloco / ES Arquitetura - Porta, Fachada, VigaCasa Bloco / ES Arquitetura - FachadaCasa Bloco / ES Arquitetura - Janela, Fachada, JardimCasa Bloco / ES Arquitetura - Mais Imagens+ 27

Criciúma, Brasil
  • Arquitetos: ES Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  247
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:SLAPHOTOSTUDIO
  • Arquiteto Responsável: Diego Justo do Espírito Santo
  • Equipe De Projeto: Carolina Rodrigues Cataldo, Valério Montes D'oca, Rodrigo Estrella
  • Construtora: Eza engenharia
  • Projeto De Interiores: Amanda Maria Miraglia
  • Cidade: Criciúma
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bloco / ES Arquitetura - Fachada
© SLAPHOTOSTUDIO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para ser uma casa de baixo custo, mas com ambientes e conceitos requintados quanto à distribuição das funções espaciais e ao aspecto visual, a Casa Bloco foi concebida como uma residência térrea a partir de um viés oriental. O uso de blocos de concreto e madeira, sem revestimentos externos, expostos cruamente em sua essência, fazem parte da intenção compositiva da casa. Todo o projeto foi pensado com soluções sofisticadas e ao mesmo tempo simples, de fácil execução e acompanhamento no canteiro de obra.

Casa Bloco / ES Arquitetura - Janela, Fachada, Jardim
© SLAPHOTOSTUDIO

A casa se forma em torno de um pátio interno, cuidadosamente pensado para criar um ambiente de contemplação. Foi composto com plantas ornamentais, um largo de carpas e uma parede verde elaborada com cabos de aço sobre os blocos de concreto, onde a vegetação se acomoda de forma simples e natural. Uma churrasqueira e um balcão compõe a área de lazer que se conecta ao pátio, criando um espaço aberto de convivência e bem-estar.

Casa Bloco / ES Arquitetura - Janela, Viga, Terraço
© SLAPHOTOSTUDIO
Casa Bloco / ES Arquitetura - Imagem 23 de 32
Planta térreo
Casa Bloco / ES Arquitetura - Cadeira, Viga
© SLAPHOTOSTUDIO

Os conceitos de economia, qualidade e requinte do ambiente foram as principais pretensões e desejos do cliente. Sem fugir das ideias concebidas e cuidadosamente pensadas, o controle durante a obra foi rigoroso, buscando atender às suas aspirações quanto ao projeto inicial. Além da qualidade do design e da arquitetura em todo a sua essência, o cliente buscava uma abordagem projetual mais eco sustentável, diferencial proposto pelo escritório, e que seria aplicado na casa desde o primeiro esboço. Os materiais expostos têm como proposta, além de sua funcionalidade em si, a baixa necessidade de manutenção.

Casa Bloco / ES Arquitetura - Viga, Jardim, Pátio, Aido
© SLAPHOTOSTUDIO

As técnicas de aproveitamento de água e energia solar, que fazem parte do conceito eco sustentável, aplicadas no projeto foram: o método e o controle dos processos construtivos para a economia no canteiro de obra; o posicionamento solar para melhor aproveitamento da luz e da temperatura interna; esquadrias com aproveitamento total do vão para a iluminação; o estudo dos ventos dominantes e a argila expandida (cinasita) na cobertura para isolamento térmico. Tudo para o melhor conforto ambiental e sustentabilidade, alinhados às aspirações do cliente. Através de um estudo de implantação das esquadrias cuidadosamente elaborado, foi possível proporcionar eixos visuais estratégicos e trabalhar com a transparência do vidro, de forma a conferir ao modesto espaço da casa a sensação de amplitude. Os 247,44 m² em cores sóbrias e naturais, que realçam a essência dos materiais expostos, trazem a tranquilidade e sofisticação de um lar moderno.

Casa Bloco / ES Arquitetura - Imagem 29 de 32
Fachada norte
Casa Bloco / ES Arquitetura - Imagem 8 de 32
© SLAPHOTOSTUDIO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bloco / ES Arquitetura" 21 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930099/casa-bloco-es-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.