Exposição RIBA Beyond Bauhaus / Pezo von Ellrichshausen

  • Desenho: Mauricio Pezo, Sofia von Ellrichshausen
  • Projeto: Beyond Bauhaus, Modernism in Britain 1933-1966
  • Riba Diretor De Exposição: Marie Bak Mortensen
  • Riba Curador: Pete Collard
  • Colaboradores: Fabian Puller, Diego Perez, Simon Bohnet, Olga Herrenbruck, Amelie Bes, Torunn Stjern
  • Construção: Jon Lloyd
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao invés de uma tradução literal da "estética Bauhaus", propusemos uma experiência arquitetônica que evoca tanto seus valores originais, quanto seus desvios atuais. Nosso desenho explora um rigoroso sentido de ordem, uma espécie de objetividade normativa, com uma visão oblíqua em relação ao material de arquivo. Beyond Bauhaus, segundo nossa visão, pode ser entendida como uma forma de transparência onipresente: um espaço precisamente regulado e, ao mesmo tempo, universal, que promove certo mistério, curiosidade e uma variedade infinita de encontros humanos (tropeços do acaso).

© Edmund Sumner
Axonométricas
© Edmund Sumner

Deste modo, o formato proposto para a exposição é uma estrutura aberta: um interior sem paredes. Segundo o tamanho, proporção e posição dos três pilares existentes na galeria, agregamos uma série de doze pilares temporários para formar uma sala hipostila. O espaço resultante fica, então, transfigurado em um denso, quase sólido e labiríntico, ambiente. Cada pilar pode ser percebido como um elemento silencioso dentro da formação regular. As três cores secundárias (aquelas derivadas das básicas) são a única indicação para "ler" os três capítulos em que se divide a coleção de peças originais da Bauhaus.

© Edmund Sumner

Vagando pela galeria, os visitantes encontram uma série de figuras únicas flutuando no espaço. Essas formas básicas, em diferentes tamanhos e alturas, são perfurações (mais do que buracos, mas menos do que janelas) que permitem que esse conteúdo seja revelado dentro de cada pilar. Ao evitar a implantação do material nas paredes da sala, ocultando-o dentro das colunas, reagimos a duas variáveis que nos pareciam relevantes: por um lado, pensando que o conteúdo é eminentemente bidimensional, por isso precisa ser configurado em uma apresentação tridimensional; por outro, pensando que, embora sejam peças de conservação histórica, não foram concebidas como obras de arte, mas como parte de um processo.

© Edmund Sumner
Planta
© Edmund Sumner

Portanto, a trama de pilares é entendida como um depósito, como um arquivo aberto sem frente nem costas. Seu interior é um pequeno teatro, uma tela em branco de fundo, para que a coleção seja suspensa (com andaimes de madeira informais que estruturam púlpitos, cabides, prateleiras, pedestais, etc.).

© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:66 Portland Pl, Marylebone, Londres W1B 1AD, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Exposição RIBA Beyond Bauhaus / Pezo von Ellrichshausen" [Exhibición RIBA Beyond Bauhaus / Pezo von Ellrichshausen] 29 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929054/exposicao-riba-beyond-bauhaus-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.