WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten

WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten - Mais Imagens+ 31

  • Arquiteto Responsável: Jacob van Rijs
  • Diretor: Fokke Moerel
  • Equipe De Projeto: Markus Nagler, Roy Sieljes, Jonathan Schuster, Sven Thorissen
  • Vizuais: Antonio Luca Coco, Kirill Emelianov, Pavlos Ventouris
  • Estratégia E Desenvolvimento: Jan Knikker
  • Colaboradores: N-V-O Nuyken von Oefele Architekten BDA
  • Comissão De Arte: Christian Engelmann and Beate Engl
  • Engenharia Estrutural: Wolf+
  • Instalações : Teuber + Viel
  • Cidade: Munique
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. Formando o núcleo do distrito Werksviertel-Mitte, um plano de regeneração urbana em um antigo local industrial, o empreendimento de 7.700 metros quadrados de uso misto localizado perto da Estação Leste de Munique se destaca com sua fachada artística ousada e expressiva, com expressões verbais de cinco metros de altura encontradas em quadrinhos alemães.

© Ossip van Duivenbode
Diagrama
© Ossip van Duivenbode

O design do WERK12 combina uma forma simples, materiais honestos e fachadas transparentes. Os usuários podem se movimentar pelo edifício de várias maneiras: o núcleo de circulação externa do projeto no lado nordeste do edifício é complementado por terraços com 3,25 metros de largura que cercam cada andar do edifício. Eles são conectados por escadas externas que se curvam ao redor do prédio para conectar esses generosos espaços abertos (uma referência divertida a um dos primeiros projetos mais famosos do MVRDV, o Pavilhão Holandês na Expo2000 em Hannover). Esta rota pública até o edifício confunde a distinção entre interior e exterior, colocando os espaços interiores em conversa com as varandas externas. Além disso, eles são finalizados com o mesmo material que as calçadas no nível do solo para enfatizar seu status como parte da área pública do edifício.

Planta - Pavimento Térreo

A fachada é animada por uma obra de arte urbana desenvolvida em conjunto com os artistas locais Christian Engelmann e Beate Engl, com letras em negrito que soletram expressões comuns retiradas da versão alemã dos quadrinhos do Pato Donald. Essas letras de 5 metros de altura e a natureza coloquial das expressões escolhidas são uma homenagem à cultura do graffiti e ao uso extensivo de sinalização encontrada no local antigo. À noite, a aparência do edifício é transformada por sua estratégia de iluminação. Geometrias simples e materiais honestos se transformam em um show de luzes vibrante.

© Ossip van Duivenbode

“A área do distrito de Werksviertel-Mitte já passou por mudanças tão interessantes, passando de uma fábrica de batatas para um lendário distrito de entretenimento”, diz o sócio fundador do MVRDV Jacob van Rijs. “Com o nosso projeto, queríamos respeitar e celebrar essa história, além de criar uma base para o próximo capítulo. O WERK12 é elegante e legal, por um lado, mas, por outro, não se leva tão a sério - não tem medo de dizer 'PUH' para os transeuntes! ”

© Ossip van Duivenbode

Os cinco pavimentos do edifício são ocupados por restaurantes e bares no térreo, os escritórios da Audi Business Innovations no último andar e uma academia de três andares entre as quais inclui um nível dedicado a uma piscina. As paredes de vidro do chão ao teto do WERK12, combinadas com sua localização próxima à estação de trem, proporcionam aos níveis superiores vistas deslumbrantes para o centro de Munique, pontuadas em alguns lugares pelas letras nos terraços do edifício - muitas das quais assumem um novo significado quando lidas ao contrário.

© Ossip van Duivenbode

Um ponto importante do projeto foi a flexibilidade dos espaços. Os pé-direitos do edifício - com 5,5 metros entre cada andar - permitem a adição de mezaninos ou outras alterações de nível por futuros usuários. A colocação da circulação na parte externa do edifício significa que os interiores podem ser facilmente reconfigurados, além de proporcionar estabilidade estrutural através do uso de escadas diagonais.

© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Munique, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten" [WERK12 / MVRDV + N-V-O Architekten] 27 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929049/werk12-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.