Casa Pátio / 24 7 Arquitetura

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 2 de 35Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 3 de 35Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 35Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 35Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Jaguariúna, Brasil
  • Autores: Gustavo Tenca, Giuliano Pelaio, Inácio Cardona
  • Equipe De Projeto: Nicolas Meireles, Aline Borba, Victor Buzim, Gabriel Von Zuben
  • Projeto Estrutural : WGA engenharia
  • Projeto Elétrico E Hidráulico: Solar engenharia
  • Projeto Paisagístico: Leticia Fortuna Paisagismo
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • área Do Terreno: 1194 m²
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • Cidade: Jaguariúna
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 35
© Adriano Pacelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes já haviam definido: A casa teria um grande pátio central e se desenvolveria ao seu redor. Um amplo lote de aproximadamente 1.200m² foi adquirido e, para nossa sorte, estávamos incumbidos de materializar esse projeto. Admiradores do concreto aparente, de paisagismo e da natureza de modo geral, logo percebemos que teríamos o apoio para todas as ideias que viessem de encontro ao aumento da sustentabilidade do projeto.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 9 de 35
© Adriano Pacelli

Estimulamos que a casa fosse distribuída de forma térrea, já que não houvera motivo para se cogitar algo diferente disso em função do amplo lote e do programa de necessidades ser relativamente compacto. Não poderíamos esquecer das extensas vistas do condomínio e por isso a ideia de se fazer uma grande cobertura ajardinada na laje, com acesso externo independente da casa, para apreciação das vistas do entorno.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 8 de 35
© Adriano Pacelli

 Já é sabido que a correta implantação da casa no terreno em relação ao sol representa boa parte do caminho andado para o conforto térmico do interior do projeto, por isso o pátio, protagonista da implantação deste projeto, se abre a sudeste, tendo os quartos orientados a NE e o próprio volume da sala, também a Sudeste, ajuda a projetar sombra em parte do pátio a medida em que o sol se põe. A implantação segue uma distribuição em U, setorizando usos distintos para cada volume: Serviço, social e íntimo. Este último encontra-se 1m acima do nível do restante da casa e confere ainda mais privacidade aos quartos.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 31 de 35
© Adriano Pacelli
Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 34 de 35
Corte B - Bioclimático Verão
Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 21 de 35
© Adriano Pacelli

A casa de 330m2, possui programa enxuto apesar das 4 suítes. Sem piscina e tampouco área de lazer definida por um espaço coberto, um pedido diferente chamava atenção: Uma churrasqueira móvel, bem ao estilo americano, deveria estar no pátio descoberto, juntamente a um mobiliário externo que pudesse acomodar a família de maneira confortável, passando o pátio descoberto a ser de fato a sala de estar da casa, porém mais legal ainda, já que essa sala seria ao livre. A volumetria horizontal da casa integra extensos beirais que circundam as fachadas e são essenciais na proteção contra a radiação solar direta, proporcionando áreas sombreadas e consequentemente aumento do conforto térmico no interior da edificação.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 32 de 35
© Adriano Pacelli

O concreto aparente ripado é soberano na morada. Feito de modo experimental pela equipe de obra, a cliente aprovou a qualidade de um protótipo de parede executado no início da obra, sendo adotado posteriormente como revestimento de toda a casa: paredes, forro, piso, todos aparentes e definitivos. Uma vez desenformado, só restou o tratamento do material por uma equipe especializada. Não exige manutenção, pintura, forro de gesso, chapisco, reboque, nada. Está pronto logo após o desenforme.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 7 de 35
© Adriano Pacelli

A casa ainda possui uma cisterna de 10.000 L para regar os jardins e a cobertura verde, bem como tem capacidade de geração de 5.372 kw/ano, o equivalente a aproximadamente 420 Kw/mês.

Casa Pátio / 24 7 Arquitetura - Imagem 23 de 35
© Adriano Pacelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / 24 7 Arquitetura" 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928982/casa-patio-24-7-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.