Residência Vught / Mecanoo

Residência Vught / Mecanoo - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Mecanoo; Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  683
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bealmortex, Derix, Duravit, Elshof, Hotbath, Schüco
Mais informaçõesMenos informações
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência na zona rural holandesa perto de Vught confere um toque contemporâneo à tipologia da fazenda local. Tradicionalmente, o 'hoeve' holandês é um conjunto de casas rurais e alojamentos vagamente agrupados em torno de um pátio. O espaço aberto central é protegido, mas aberto à paisagem circundante. Esse arranjo espacial norteou o desenho da residência. As funções são distribuídas em três volumes distintos, modelados para se parecer com o vernáculo de uma pequena vila. Os dois volumes mais baixos têm a forma de celeiros de duas águas, diretamente conectados aos jardins circundantes. O volume mais alto captura a vista da paisagem e forma um contraste impressionante com as edificações mais baixas.

© Ossip van Duivenbode
Corte
© Ossip van Duivenbode

O volume mais proeminente contém o dormitório principal no andar térreo, os dormitórios das crianças nos andares superiores e um terraço na cobertura. No que diz respeito aos celeiros, um abriga a sala de estar, cozinha com área de jantar e uma grande varanda no lado sudoeste, área de trabalho e sala de jogos no primeiro andar. O outro celeiro possui um estúdio de culinária, onde até vinte pessoas podem participar de aulas, oficinas e atividades de formação de equipes lideradas pelo cliente. Ao lado do estúdio está uma garagem, área de armazenamento e uma suíte de hóspedes no primeiro andar. Grandes portas de correr no centro podem ser abertas para revelar um portão de entrada para o pátio.

© Ossip van Duivenbode

No projeto, buscou-se conectar as funções residenciais, mantendo a tipologia tradicional de fazenda. Para esse fim, um corredor, oculto sob a grama, conecta o volume mais alto à sala de estar do celeiro. O celeiro que contém o estúdio de culinária e a pousada é completamente separado, mantendo linhas de visão do pátio para a paisagem circundante.

© Ossip van Duivenbode

A construção e os detalhes da residência também imitam o estilo holandês 'hoeve'. O revestimento exterior de alumínio anodizado em bronze escuro, escolhido para estender-se perfeitamente além da fachada até o telhado, é perfilado para se parecer aos telhados de ferro ondulado das edificações agrícolas próximas. As esquadrias das janelas, que tradicionalmente têm uma cor mais brilhante, possuem um acabamento em alumínio bronze mais claro. Ao longo de cada edificação, as vistas para a paisagem são cuidadosamente emolduradas. Em vez de fazer grandes aberturas de altura total, as janelas são colocadas como molduras, adornando as paredes com imagens selecionadas dos terrenos vizinhos.

© Ossip van Duivenbode

A madeira é usada tanto para a estrutura quanto para o acabamento interno, um material que é ao mesmo tempo sustentável e visualmente aconchegante. Os três edifícios têm uma estrutura de madeira laminada e superfícies internas de abeto prateado europeu, um tipo de madeira com uma textura excepcionalmente suave e uniforme. Comparado a outros métodos sólidos de construção, é necessária relativamente pouca energia para a produção e o processamento de madeira laminada. Ela contribui para o armazenamento sustentável de CO2 também. A residência possui um coeficiente de desempenho energético (EPC) de 0,26 e é aquecida e resfriada com bombas de calor elétricas.

© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Vught / Mecanoo" [Villa Vught / Mecanoo] 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928767/residencia-vught-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.