Residência origami / Mas Fernandez Arquitectos + OR Arquitectos

Residência origami / Mas Fernandez Arquitectos + OR Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Zapallar, Chile
  • Engenharia Estrutural : Jorge Rojas
  • Empresa Construtora: Dryconing
  • Cidade: Zapallar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "residência origami" é o segundo projeto residencial localizado em um setor costeiro da região V. Afastado do mar, tem-se vista para um desfiladeiro com árvores nativas que introduz silêncio, tranquilidade e vistas da serra costeira. O pedido parte de um requisito de baixo custo, sem cair no desnecessário ou característico da ostentação, resultando em uma casa de materiais pré-fabricados e modulares, um sistema de construção rápido, que permite habitar o local em pouco tempo.

© Nico Saieh
Planta
© Nico Saieh

A residência está no ponto médio da encosta e voltada para o norte, seu terraço é delimitado por duas paredes que reforçam o piso regular e evitam a vista dos vizinhos ao enquadrar apenas a paisagem que é apresentada em frente à ela. Sua cobertura particular surge da ideia de origami, baseada em diferentes dobras que a separam das paredes permissivas, todas com a mesma altura, permitindo a entrada de luz nas triangulações formadas e proporcionando maior riqueza à proposta volumétrica, que atribui um caráter especial ao trabalho construído.

© Nico Saieh
Detalhe
© Nico Saieh

Seu programa interior, desenvolvido em 180 m2, contém três cômodos secundários e um principal, uma sala de estar / jantar-cozinha integrada e uma área de serviço que permite que a casa funcione normalmente. Os painéis SIP, tecnologia de construção com a qual o projeto foi desenvolvido, possuem excelente isolamento térmico para essas zonas climáticas do país. As grandes aberturas são feitas com estrutura metálica e toda a pele externa, com madeira de pinho tratada.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência origami / Mas Fernandez Arquitectos + OR Arquitectos" [Casa origami / Mas Fernandez Arquitectos + OR Arquitectos] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928295/residencia-origami-mas-fernandez-arquitectos-plus-or-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.