Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação

Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Janela, FachadaResidência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - VigaResidência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Terraço, FlorestaResidência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Jardim, AidoResidência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Mais Imagens+ 11

Aldeia dos Camarás, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Celite, Dânica, Madeireira Aurora, NGK
  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Lima, Chico Rocha, Lula Marcondes
  • Engenharia (Estrutural E Projetos Complementares): Djair Falcão
  • Paisagismo: Fernando Zurita
  • Construção Madeira: Valdeci Manoel de Carvalho
  • Cidade: Aldeia dos Camarás
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Janela, Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro de Aldeia, região metropolitana do Recife, o projeto é um pavilhão para a ampliação da residência de um casal e seus seis filhos. A solicitação foi criar novos espaços que abrigassem a área íntima e de trabalho do casal: ela, doula, que trabalha com grupos de casais no acompanhamento das gestações e ele, engenheiro civil, com demanda por um espaço mais resguardado de escritório. O anexo deveria ser uma continuidade suave da casa, mesmo que separado da residência.

Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Terraço, Floresta
© Leonardo Finotti
Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Jardim, Aido
© Leonardo Finotti

O terreno longilíneo e que se encerra em um declive acentuado com mata densa pautou a diretriz de criar uma   vasta janela para a paisagem verdejante. A solução, portanto, foi gerar um pavilhão suspenso e montável em madeira por aparafusamento que possibilitou, ao mesmo tempo, criar um grande espaço aberto de acolhimento no térreo e suprir a demanda de um novo quarto do casal contíguo à área de escritório no pavimento superior. O pavilhão se conecta à residência por meio de circulação vertical privada em forma de escada-passarela suspensa e engastada na estrutura de madeira.

Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Janela, Cama, Viga, Dormitório
© Leonardo Finotti
Planta - Primeiro Pavimento
Corte Longitudinal

O sistema estrutural é misto com o pavilhão desenvolvido em estrutura de madeira (linhas e pilares em Massaranduba e fechamento das paredes e piso em Jatobá) montada por meio de parafusos; e áreas molhadas (wc social térreo e bwc suíte pavimento superior) em estrutura convencional de concreto e alvenaria.

Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação  - Viga
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação " 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928113/residencia-em-aldeia-iii-o-norte-nil-oficina-de-criacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.