Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture

Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 6 de 18
© José Hevia

Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 2 de 18Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 3 de 18Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 4 de 18Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 5 de 18Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Mais Imagens+ 13

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Josep Ferrando, David Recio
  • Clientes: BBConstrumat ‘19. Fira de Barcelona
  • Colaboradores: Ana, María Fernanda, Ilaria, Paula, Pilar, Michela, Cloe, Stefan, Arnau, Koujian, Alex
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 7 de 18
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Barcelona Building Construmat (BBConstrumat), uma feira bienal que reúne as principais empresas do setor de construção, além de apostar em inovação e digitalização, quis promover a sustentabilidade e a economia circular como chaves para o futuro. Um exemplo claro disso é o projeto do estúdio de arquitetura Josep Ferrando para espaços comuns e áreas temáticas - Future Arena, Talks Arena e Meetings Arena. Um total de 34000 m2 dedicados a expositores, avanços tecnológicos, debates e contatos comerciais, para os quais Ferrando desenhou uma arquitetura efêmera que, de acordo com a dinâmica composicional única que origina suas obras, faz parte de um sistema que resolve de maneira lógica e econômica os problemas que enfrenta, optando pela reciclagem e reutilização como conceito-chave.

Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 4 de 18
© José Hevia

Com apenas dois materiais, o arquiteto conseguiu projetar espaços sedutores, únicos e funcionais que atendem aos critérios da economia circular. Por um lado, foram utilizados geotêxteis, tecidos industriais com formato padrão de 2,20m de largura e 200m de comprimento, que serão reutilizados para sua função original em telhados. Por outro lado, enormes vigas metálicas cuja função anterior era facilitar o transporte das peças pré-fabricadas que estão sendo usadas para a construção do Templo da Sagrada Família em Barcelona retornarão à sua função original quando o BBConstrumat terminar. Além de um firme compromisso com o uso dos recursos, o projeto de Ferrando transmite o que ele define como uma tautologia universal da construção. “Quase todos os espaços e quase todos os materiais de construção funcionam de duas maneiras: suspensos, portanto elásticos ou empilhados, ou seja, comprimidos. Duas maneiras de trabalhar nas quais elementos mais leves, como os têxteis, são contrastados com elementos pesados, como o aço. A dialética entre o que é leve e o que é pesado, o que é transparente e o que é opaco ... sempre esteve presente, e é o que também quer transmitir essa intervenção”.

Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 3 de 18
© José Hevia
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 18 de 18
Planta geral
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 9 de 18
© José Hevia
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 2 de 18
© José Hevia

É por isso que, além da abordagem sustentável da empresa, o projeto Josep Ferrando Architecture para as áreas comuns do BBConstrumat 2019, em coerência com seu discurso conceitual, contém basicamente dois materiais. Um deles, o geotêxtil, que funciona por tração e que fica pendurado a 6 metros de uma estrutura repetida de varandas, gera ondas translúcidas de diferentes alturas que flutuam até a altura de 45 cm e que modelam e regulam o espaço, recriando uma espécie de caverna que, por sua vez, abriga pequenas cavidades no interior. Enquanto o outro material são vigas metálicas que funcionam sob compressão, elas são empilhadas em diferentes níveis e configuram os móveis - bancos de 45 cm ou mesas de 75 cm, entre outras peças -. Em suma, uma arquitetura efêmera e original, ambientalmente responsável e que dramatiza a linguagem histórica da construção e, portanto, da arquitetura.

Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 5 de 18
© José Hevia
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 14 de 18
Arena - Planta baixa e cortes
Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture - Imagem 8 de 18
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço efêmero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture" [Espacio efímero BBConstrumat 2019 / Josep Ferrando Architecture] 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927994/espaco-efemero-bbconstrumat-2019-josep-ferrando-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.