Área Mínima de Segurança de Nanterre / LAN Architecture

© Cyrille Weiner

Área Mínima de Segurança de Nanterre / LAN Architecture - Mais Imagens+ 16

© Cyrille Weiner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nanterre está localizado em uma área urbana muito diversificada, cercada por residências unifamiliares, a grande maioria dos anos 60 e alguns edifícios industriais. O projeto visa reconstruir uma forma de urbanidade e relacionar a arquitetura à cidade através de vários modos: uma fachada em vez de um muro, uma transição mais fluida entre o interior e o exterior, distribuição de volume que liga as várias escalas.

© Cyrille Weiner
© Charly Broyez

O projeto é único pois combina dois programas, cada um dos quais abriga diferentes públicos-alvo. A sede dos Serviços Penitenciários para Integração e Estágio de Hauts-de Seine [SPP] que monitora as pessoas presas, enquanto a “Área Mínima de Segurança” permite que criminosos condenados matriculem-se em um programa de detenção exclusivo, que lhes permita deixar a penitenciária para participar de um projeto de reintegração. Abrigar esses diferentes programas juntos é sem precedentes.

Planta

Construído em forma de L, a composição do volume de cada edifício complementa o outro. O programa SPIP fica na frente do prédio, enquanto a área de detenção semi-aberta fica dentro do quarteirão central. Do lado de fora, o edifício parece um cuboide compacto na esquina compartilhada pelas duas ruas. A única irregularidade na composição do volume está na entrada da Área de Segurança Mínima na fachada sul, o que cria uma grande abertura na estrutura do monólito. Uma ampla saliência corre acima de um espaço ao ar livre, formando um tipo de área de transição mais fluida e segura.

© Cyrille Weiner

Os escritórios do SPIP, que ficam na esquina da Boulevard du Général Leclerc e da Rue des Acacias, estão localizados do lado da rua. As salas de manutenção e ação coletiva do primeiro andar são acessíveis através da área de entrada, assim como as áreas administrativas e de gerenciamento, localizadas no segundo e terceiro andares.

© Charly Broyez

A estrutura das várias seções da Área de Segurança Mínima é controlada por um posto de entrada protegido (PEP). Estrategicamente localizado, possui uma visão direta do pátio de entrada, onde é gerenciado o acesso às áreas logística, administrativa e de detenção. A Área de Segurança Mínima possui 89 celas, abrigando 92 detentos. As celas são acessadas a partir de passarelas largas e têm vista para o pátio ao lado da passarela ou para os jardins plantados, sem nenhum edifício em frente. As salas comuns do térreo (cantina, sala de musculação, biblioteca multimídia e área de serviço) abrem para o pátio.

© Cyrille Weiner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:36 Avenue Vladimir Ilitch Lénine, 92000 Nanterre, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Área Mínima de Segurança de Nanterre / LAN Architecture" [Minimum Security Prison of Nanterre / LAN Architecture] 07 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927737/area-minima-de-seguranca-de-nanterre-lan-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.