Residência da Baía de Parekura / Bossley Architects

Residência da Baía de Parekura / Bossley Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Bossley Architects; Bossley Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Devitt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APL NZ, Chant, Duravit, Equus warmroof, Eterpan Xpressclad, Inlite, Laufen, Meta mixers, Neolith, Trimble Navigation, VMZINC, Vectorworks, leisurelite supreme, solaris opening louvres
  • Arquitetos Responsáveis: Pete Bossley, James Brodie, Brad Balle, Don Mckenzie
  • Engenharia: Brown and Thompson
  • Paisagismo: Boffa Miskell
  • Consultoria: Soil + Rock
  • Construtora: Phil Leach
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Devitt

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um vale relativamente restrito que corre para o norte em direção ao mar, com montanhas proeminentes a leste e oeste. É composto por vegetação nativa em regeneração, com uma área de gramado aberto entre a residência e o mar.

© Simon Devitt

Embora a área geral seja de 5,3ha, a região edificável é relativamente pequena, restringida pela estrada ao sul, pelo terreno inclinado ao leste e oeste e pelo recuo de 30 metros na costa. Um sítio arqueológico obriga a um recuo de 10m a partir da fronteira do lado oeste, e os Engenheiros Geotécnicos identificaram uma  "Linha Limite de construção”, que restringia a construção a oeste do vale. Uma altura máxima de 5m trouxe outra restrição rígida.

© Simon Devitt
Planta - primeiro pavimento
© Simon Devitt

A residência é outra iteração de nossas casas de “acampamento”, nas quais três alas separadas estão quase paralelas uma à outra, seguindo a inclinação do terreno e rotacionando suavemente no plano como a queda da colina. Níveis foram estabelecidos para garantir vistas de cada ala sobre a da frente. Isso garante que elas se encaixem na paisagem e minimizem o impacto de um único edifício grande quando visto desde o mar. O plantio entre as alas também oculta o tamanho real da edificação.

© Simon Devitt

A ala inferior abriga sala estar, jantar, cozinha e um terraço muito generoso. O nível médio contém três dormitórios. A ala superior é uma casa de hóspedes independente.

Corte

Os clientes queriam concreto. Em vez de uma casa com paredes de concreto, desenvolvemos uma linguagem usando molduras expostas finamente detalhadas de concreto pré-moldado, com estruturas leves revestidas em Eterpan colorido como preenchimento. Isso cria um ritmo adorável, articula as massas e rompe a extensão do telhado quando visto de cima. As paredes envidraçadas são decoradas com painéis de madeira compensada.

© Simon Devitt

Grandes saliências na maioria das janelas fornecem sombreamento para um controle solar eficiente e também garantem que as aberturas sejam recuadas para reduzir a visibilidade desde o mar, minimizando a reflexão dos vidros.

© Simon Devitt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência da Baía de Parekura / Bossley Architects" [Parekura Bay House / Bossley Architects] 23 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926690/residencia-da-baia-de-parekura-bossley-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.