Escola da Cidade promove XI Jornada de Iniciação Científica

Organizada anualmente pela Escola da Cidade, a Jornada de Iniciação Científica se configurou desde sua primeira edição, realizada em 2009, como espaço prolífico de debates entre alunos, orientadores e comentaristas convidados, acerca de pesquisas acadêmicas e questões fundamentais ao campo de atuação do arquiteto e urbanista em suas múltiplas abordagens – dos temas de habitação social às discussões da paisagem, da arte pública à crítica da arquitetura moderna brasileira, do urbanismo ao design.

Em sua XI edição, a Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade consolida-se como espaço para apresentações de pesquisas de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo (e áreas afins), realizadas tanto na Escola da Cidade, como em outras universidades, faculdades e escolas. A possibilidade de colocar em diálogo os trabalhos realizados na Escola da Cidade com aqueles feitos em outras instituições de ensino é uma oportunidade única de ampliação das perspectivas de debate, fundamental para o adensamento do pensamento crítico, no âmbito da pesquisa científica em arquitetura e urbanismo.

A edição 2019 da Jornada de Iniciação Científica contará com 20 mesas, que abarcam cerca de 100 pesquisas de alunos de graduação de todo o país, e que contarão com os comentários de profissionais respeitados em seus campos de atuação. Nesse ano, as atividades da Jornada articulam-se às interlocuções entre pesquisa e vivência urbana oferecendo atividade especialmente desenvolvida pelo Coletivo Pisa para o desenvolvimento de percursos pela cidade. O encerramento do evento acontecerá no Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IAB-SP), com a mesa “(Re)Apropriações do espaço urbano” proposta e organizada por alunos da Escola da Cidade, seguida do lançamento do oitavo número da Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade.

EXPERIMENTANDO A PESQUISA NA CIDADE - COLETIVO PISA

Formado em 2015, o coletivo PISA mobiliza a cidade como instrumento de transmissão de pesquisas e conhecimento. Por meio de percursos urbanos, elaborados a partir de pesquisas, constrói narrativas que problematizam diversos temas presentes na cidade: lutas sociais, direitos humanos, formação urbana, arquitetura, entre tantos outros que, tratados em sua complexidade reconstroem o entendimento do espaço urbano comum, grupos, narrativas e disputas.

A oficina, que acontece ao longo do dia 29 de outubro, pretende criar um espaço para o compartilhamento de métodos e experiências relacionados aos esforços de mobilizar a cidade como ferramenta pedagógica e de intensificar os diálogos entre pesquisa e cidade. Propõe, no primeiro dia, a construção coletiva de um percurso por São Paulo que explore, através do território, as diversas memórias, narrativas e grupos que se formam a partir e através da cidade. Buscar-se-á definir conjuntamente, e a partir das distintas pesquisas dos participantes, o espaço a ser trabalhado, um tema, trajeto, materiais a serem mobilizados, e tudo mais que possa compor nosso percurso. No segundo dia, isso será colocado em prática realizando o percurso, com participação aberta para demais interessados.

SERVIÇO
XI Jornada de Iniciação Científica
• Data: 29 e 30 de outubro de 2019
• Local: Escola da Cidade - Rua General Jardim, n. 65 (próximo ao Metrô República) – São Paulo/SP
• Horário: 9h30 às 21h

Mesa de encerramento: (Re)Apropriações do espaço urbano
• Data: 30 de outubro
• Horário: 19 horas
• Local: IAB/SP – Instituto dos Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas, 306)
• Organização: Estudantes Escola da Cidade
Profa. Dra. Christiane Greiner
Prof. Ms. Guto Requena
Secretaria Municipal de Cultura – Marcos Cartum
Instituto Pólis – Danielle Klintowitz

Lançamento Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade #8
Data: 30 de outubro
Horário: 21h
Local: IAB/SP – Instituto dos Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas, 306)

Confira a programação completa no site www.ec.edu.br.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove XI Jornada de Iniciação Científica" 15 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926586/escola-da-cidade-promove-xi-jornada-de-iniciacao-cientifica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.