Casa em Cascata / Nha Dan Architects

Casa em Cascata / Nha Dan Architects - Mais Imagens+ 19

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: Nha Dan Architects; Nha Dan Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  540
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Arquiteto Encarregado: Nguyen Dinh Gioi
  • Equipe De Projeto: Tran Minh Phuoc, Nguyen Thi Hong Lien, Luong Hien Phuong (Interiores)
  • Engenharia Estrutural: Do Thanh Tuan
  • Engenharia Mep: Trinh Van Tam
  • Consultoria De Iluminação: Cara
  • Cidade: Ho Chi Minh City
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno apresenta os desafios típicos de muitos lotes urbanos na cidade de Ho Chi Minh: seus vizinhos adjacentes são casas altas em uma área pequena em relação ao programa do projeto, comprometendo a luz e a ventilação naturais. Devido à restrição de altura, a casa foi empurrada um nível abaixo do solo para acomodar seu grande programa.

© Hiroyuki Oki
Corte
© Hiroyuki Oki

Em um esforço por resolver todos os problemas, propusemos um sistema de pilares de concreto escondidos dentro das paredes norte e sul que fazem o limite com os vizinhos, atuando como a estrutura principal da casa e liberando o espaço interno.

© Hiroyuki Oki

Essas paredes de concreto fornecem privacidade aos clientes e suas famílias, permitindo abrir a fachada leste e oeste para obter vistas e uma estreita conexão entre o exterior e o interior. Devido ao fato do sistema de pilares de estender continuamente desde o subsolo até a cobertura, as vigas de concreto que se projetam entre eles podem se mover verticalmente sem nenhum problema estrutural. Esta flexibilidade também representou uma discrição total para determinar as elevações dos pavimentos superiores, as quais tínhamos a intenção de aproveitar.

© Hiroyuki Oki

Convencionalmente, o programa é empilhado, pavimento a pavimento, para maximizar a área útil de um lote pequeno que poderia resultar em espaços monótonos e isolados. Queríamos fazer o contrário: conectar visual e espacialmente as diferentes partes da casa, dividindo as placas de piso e depois conectando-as em cascata para criar um átrio com vários níveis. Nesse espaço, a vida acontece naturalmente; uma vez que um membro da família sai de seu quarto, estará em um espaço totalmente conectado e em companhia de outros membros, ainda que essa pessoa esteja do outro lado do átrio ou dois níveis mais para cima.

© Hiroyuki Oki

Além da articulação espacial, esse átrio leva a luz do dia para o porão e - trabalhando com os 2 jardins submersos que são naturalmente cheios de ar fresco - ajuda no efeito de acumulação, deixando o ar quente subir ao topo. A temperatura dos pavimentos inferiores, como resultado, fica mais confortável. Do lado de fora, a Casa em Cascata aparenta solidez, como uma rocha que proporciona um abrigo robusto. O interior, no entanto, parece tão poroso quanto uma esponja, absorvendo a luz natural e o ar, e aproxima os membros da família - as qualidades que fazem desta casa um lar.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Cascata / Nha Dan Architects" [Cascading House / Nha Dan Architects] 17 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926559/casa-em-cascata-nha-dan-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.