Arquitetura contemporânea nordestina l aula aberta l Escola Coletiva de Projetos

A Escola Coletiva de Projetos foi idealizada pelo desejo do aprofundamento da reflexão, do debate e da (re)formulação de um pensamento mais crítico em relação à arquitetura, urbanismo e construção, especialmente relacionados ao Nordeste brasileiro, seu clima, seus costumes, seus modos de vida e suas cidades.

O objetivo é trocar experiências, discutir e refletir sobre a arquitetura contemporânea (em Aracaju, em Sergipe, no Nordeste, no Brasil, no Planeta...) num processo de aprendizado ininterrupto, reunindo arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais profissionais interessados (e interessantes), estudantes ou não, amplificando a formação crítica.

A Escola Coletiva de Projetos é um espaço que, por meio de palestras, cursos livres, aulas abertas e oficinas, dedica-se ao aprofundamento, experimentação e prática de diversas metodologias do projeto (arquitetônico, urbano, do objeto e demais escalas possíveis) formado por profissionais multidisciplinares da área das artes, construção civil, arquitetura, ciências ambientais, direito e outras.

As Aulas Abertas fomentarão discussões com profissionais locais, que exercem papel importante na transformação da cidade e nos modos de vida cotidiano.

As Palestras, mais focadas em um tema, trarão à Aracaju nomes nacionais importantes da arquitetura e construção para contribuir com o desenvolvimento analítico e questionador do público.

Os Cursos Livres e Oficinas pretendem desenvolver habilidades especializadas e apresentar técnicas a profissionais e estudantes, objetivando sempre o projeto arquitetônico como fim do aprendizado. Exatamente por serem pontuais, os cursos serão específicos para diversas áreas da Arquitetura e Construção.

O aprofundando das metodologias de projeto, discutido em cada um dos cursos, permitirá aos alunos um leque maior de atuação e de melhor qualidade. Eles têm formato que proporciona ao interessado se aprimorar rapidamente e aplicar o conhecimento de forma rápida no dia a dia do escritório ou da faculdade.

Para o primeiro evento da Escola Coletiva de Projetos foi escolhido o tema da arquitetura contemporânea nordestina, em uma aula aberta, gratuita (vagas limitadas) com os arquitetos membros Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Leonardo Maia e Rodrigo Lacerda.

Programa:
A arquitetura contemporânea produzida no Nordeste brasileiro por arquitetos locais e por profissionais originários do centro sul do país. Apresentação dos argumentos dessa arquitetura: sua contemporaneidade enquanto discussão do espaço, da noção de lugar e consciência das questões ambiental, natural e construída. A incorporação de tecnologias construtivas (limpas) aliando aos saberes locais. Expressões do modernismo e da arquitetura contemporânea em uma linha de continuidade, evocações do regionalismo e do "high-tech" no uso dos materiais, sistemas construtivos e concepção espacial.

equipe escola coletiva de projetos
Reunimos arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas, estudantes e demais profissionais interessados em discutir, de forma crítica, o processo projetual das mais variadas vertentes e metodologias.

Guile Amadeu formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) em 2003. No ano seguinte fixou residência em Barcelona, Espanha, e realizou sua primeira pós-graduação em Desenho e Cálculo de Estruturas pela Universidade Politécnica da Catalunya (UPC). Pela mesma universidade se pós-graduou no curso Habitar La Casa no ano de 2005. Durante os quatro anos em que permaneceu fora do Brasil, colaborou com o escritório EMBT – Miralles Tagliabue Arquitectes Associats em projetos e concursos de escalas variadas. Nos últimos dois anos dentro do escritório catalão, integrou a equipe que desenvolveu o Concurso, Ante Projeto e Projeto Pré Executivo para a proposta vencedora do concurso para o Pavilhão da Espanha na Expo Universal de Xangai 2010. Participou de concursos em conjunto com outros dois arquitetos europeus recebendo, em 2006, o Primeiro Prêmio no Concurso de Requalificação de Área Urbana em Podenzano, Itália. No mesmo ano e com a mesma equipe de arquitetos, recebeu menção honrosa no Concurso para Biblioteca Municipal de Melzo, também na Itália.

Gustavo Fontes formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2014 e se pós graduou pela Escola da Cidade (São Paulo) logo em seguida. Durante sua trajetória acadêmica, dedicou-se a pesquisas e projetos com diferentes abordagens, visando sempre complementar sua formação. Trabalhou em escritórios de arquitetura, foi avaliador de eficiência energética em edificações, fez parte da equipe responsável por representar o Brasil na competição internacional de casas solares Solar Decathlon Europe 2012, em Madri. Em 2011, realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU - USP) onde cursou disciplinas e trabalhou no desenvolvimento da Casa Solar. No ano seguinte, realizou seu segundo intercâmbio, dessa vez internacional, onde ingressou na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri (E.T.S.A.M - UPM). Por fim, após sua formação, voltou a morar em São Paulo onde trabalhou no escritório Bacco Arquitetos durante três anos.

Leonardo Maia formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006, é Mestre em Tecnologia da Arquitetura (Conforto Ambiental e Tecnologia da Construção) pela Universidade de São Paulo (2016) e é pós-graduando em Ensino de Arquitetura pela Escola da Cidade. Participou de projetos, construções e reformas de edificações institucionais, comerciais e educacionais em São Paulo, como parte da equipe de escritórios nacionais e internacionais, primando pela eficiência energética, sustentabilidade e tecnologia na construção. É membro associado da Rede TerraBrasil desde 2012, uma rede de pesquisadores e construtores com terra no Brasil. Foi professor assistente na Escola da Cidade (2016) e é professor de Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental da Universidade Tiradentes desde 2017. Foi co-orientador do projeto que recebeu Menção Honrosa na X Bienal Latino-americana Miguel Aroztegui (2017).

Rodrigo Carvalho formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) em 2004 e é pós-graduado em Projeto de Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010. Até o ano de 2008 atuou como colaborador no Escritório Paulistano de Arquitetura, Arquitetura de Hospitais Karman e com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Nesse período participou de projetos de escolas, edifícios habitacionais, requalificações urbanas, hospitais, indústrias, entre outros trabalhos. Paralelamente às experiências nesses escritórios, o arquiteto desenvolveu projetos de autoria própria, dentre os quais podemos destacar a Residência Aracaju, menção honrosa no 7° Prêmio Jovens Arquitetos 2005, láurea conferida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo. Atualmente o arquiteto leciona disciplinas e orienta trabalhos finais de graduação nas áreas de projeto de arquitetura e desenho urbano no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes em Aracaju, Sergipe.

Além dos quatro, a Escola Coletiva de Projetos receberá membros visitantes, importantes nomes nacionais da arquitetura e construção, profissionais multidisciplinares da área das artes, construção civil, arquitetura, ciências ambientais e outras. Em cada encontro, uma visitante apresentará uma Palestra, Aula Aberta, Curso Livre ou Oficina, focado em um tema específico, que contribuirá com o desenvolvimento analítico e questionador do público.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura contemporânea nordestina l aula aberta l Escola Coletiva de Projetos" 14 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926476/arquitetura-contemporanea-nordestina-l-aula-aberta-l-escola-coletiva-de-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.