Arquitetura contemporânea nordestina l aula aberta l Escola Coletiva de Projetos

Arquitetura contemporânea nordestina l aula aberta l Escola Coletiva de Projetos

A Escola Coletiva de Projetos foi idealizada pelo desejo do aprofundamento da reflexão, do debate e da (re)formulação de um pensamento mais crítico em relação à arquitetura, urbanismo e construção, especialmente relacionados ao Nordeste brasileiro, seu clima, seus costumes, seus modos de vida e suas cidades.

O objetivo é trocar experiências, discutir e refletir sobre a arquitetura contemporânea (em Aracaju, em Sergipe, no Nordeste, no Brasil, no Planeta...) num processo de aprendizado ininterrupto, reunindo arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais profissionais interessados (e interessantes), estudantes ou não, amplificando a formação crítica.

A Escola Coletiva de Projetos é um espaço que, por meio de palestras, cursos livres, aulas abertas e oficinas, dedica-se ao aprofundamento, experimentação e prática de diversas metodologias do projeto (arquitetônico, urbano, do objeto e demais escalas possíveis) formado por profissionais multidisciplinares da área das artes, construção civil, arquitetura, ciências ambientais, direito e outras.

As Aulas Abertas fomentarão discussões com profissionais locais, que exercem papel importante na transformação da cidade e nos modos de vida cotidiano.

As Palestras, mais focadas em um tema, trarão à Aracaju nomes nacionais importantes da arquitetura e construção para contribuir com o desenvolvimento analítico e questionador do público.

Os Cursos Livres e Oficinas pretendem desenvolver habilidades especializadas e apresentar técnicas a profissionais e estudantes, objetivando sempre o projeto arquitetônico como fim do aprendizado. Exatamente por serem pontuais, os cursos serão específicos para diversas áreas da Arquitetura e Construção.

O aprofundando das metodologias de projeto, discutido em cada um dos cursos, permitirá aos alunos um leque maior de atuação e de melhor qualidade. Eles têm formato que proporciona ao interessado se aprimorar rapidamente e aplicar o conhecimento de forma rápida no dia a dia do escritório ou da faculdade.

Para o primeiro evento da Escola Coletiva de Projetos foi escolhido o tema da arquitetura contemporânea nordestina, em uma aula aberta, gratuita (vagas limitadas) com os arquitetos membros Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Leonardo Maia e Rodrigo Lacerda.

Programa:
A arquitetura contemporânea produzida no Nordeste brasileiro por arquitetos locais e por profissionais originários do centro sul do país. Apresentação dos argumentos dessa arquitetura: sua contemporaneidade enquanto discussão do espaço, da noção de lugar e consciência das questões ambiental, natural e construída. A incorporação de tecnologias construtivas (limpas) aliando aos saberes locais. Expressões do modernismo e da arquitetura contemporânea em uma linha de continuidade, evocações do regionalismo e do "high-tech" no uso dos materiais, sistemas construtivos e concepção espacial.

equipe escola coletiva de projetos
Reunimos arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas, estudantes e demais profissionais interessados em discutir, de forma crítica, o processo projetual das mais variadas vertentes e metodologias.

Guile Amadeu formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) em 2003. No ano seguinte fixou residência em Barcelona, Espanha, e realizou sua primeira pós-graduação em Desenho e Cálculo de Estruturas pela Universidade Politécnica da Catalunya (UPC). Pela mesma universidade se pós-graduou no curso Habitar La Casa no ano de 2005. Durante os quatro anos em que permaneceu fora do Brasil, colaborou com o escritório EMBT – Miralles Tagliabue Arquitectes Associats em projetos e concursos de escalas variadas. Nos últimos dois anos dentro do escritório catalão, integrou a equipe que desenvolveu o Concurso, Ante Projeto e Projeto Pré Executivo para a proposta vencedora do concurso para o Pavilhão da Espanha na Expo Universal de Xangai 2010. Participou de concursos em conjunto com outros dois arquitetos europeus recebendo, em 2006, o Primeiro Prêmio no Concurso de Requalificação de Área Urbana em Podenzano, Itália. No mesmo ano e com a mesma equipe de arquitetos, recebeu menção honrosa no Concurso para Biblioteca Municipal de Melzo, também na Itália.

Gustavo Fontes formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2014 e se pós graduou pela Escola da Cidade (São Paulo) logo em seguida. Durante sua trajetória acadêmica, dedicou-se a pesquisas e projetos com diferentes abordagens, visando sempre complementar sua formação. Trabalhou em escritórios de arquitetura, foi avaliador de eficiência energética em edificações, fez parte da equipe responsável por representar o Brasil na competição internacional de casas solares Solar Decathlon Europe 2012, em Madri. Em 2011, realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU - USP) onde cursou disciplinas e trabalhou no desenvolvimento da Casa Solar. No ano seguinte, realizou seu segundo intercâmbio, dessa vez internacional, onde ingressou na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri (E.T.S.A.M - UPM). Por fim, após sua formação, voltou a morar em São Paulo onde trabalhou no escritório Bacco Arquitetos durante três anos.

Leonardo Maia formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006, é Mestre em Tecnologia da Arquitetura (Conforto Ambiental e Tecnologia da Construção) pela Universidade de São Paulo (2016) e é pós-graduando em Ensino de Arquitetura pela Escola da Cidade. Participou de projetos, construções e reformas de edificações institucionais, comerciais e educacionais em São Paulo, como parte da equipe de escritórios nacionais e internacionais, primando pela eficiência energética, sustentabilidade e tecnologia na construção. É membro associado da Rede TerraBrasil desde 2012, uma rede de pesquisadores e construtores com terra no Brasil. Foi professor assistente na Escola da Cidade (2016) e é professor de Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental da Universidade Tiradentes desde 2017. Foi co-orientador do projeto que recebeu Menção Honrosa na X Bienal Latino-americana Miguel Aroztegui (2017).

Rodrigo Carvalho formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) em 2004 e é pós-graduado em Projeto de Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010. Até o ano de 2008 atuou como colaborador no Escritório Paulistano de Arquitetura, Arquitetura de Hospitais Karman e com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Nesse período participou de projetos de escolas, edifícios habitacionais, requalificações urbanas, hospitais, indústrias, entre outros trabalhos. Paralelamente às experiências nesses escritórios, o arquiteto desenvolveu projetos de autoria própria, dentre os quais podemos destacar a Residência Aracaju, menção honrosa no 7° Prêmio Jovens Arquitetos 2005, láurea conferida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo. Atualmente o arquiteto leciona disciplinas e orienta trabalhos finais de graduação nas áreas de projeto de arquitetura e desenho urbano no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes em Aracaju, Sergipe.

Além dos quatro, a Escola Coletiva de Projetos receberá membros visitantes, importantes nomes nacionais da arquitetura e construção, profissionais multidisciplinares da área das artes, construção civil, arquitetura, ciências ambientais e outras. Em cada encontro, uma visitante apresentará uma Palestra, Aula Aberta, Curso Livre ou Oficina, focado em um tema específico, que contribuirá com o desenvolvimento analítico e questionador do público.

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Cita: "Arquitetura contemporânea nordestina l aula aberta l Escola Coletiva de Projetos" 14 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926476/arquitetura-contemporanea-nordestina-l-aula-aberta-l-escola-coletiva-de-projetos> ISSN 0719-8906

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