Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Fachada, JanelaEdifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Urbano, Janela, FachadaEdifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela, FachadaEdifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - JanelaEdifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 51

  • Arquitetos: A.As - Arquitetos Associados; A.As - Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bentley Systems, Contraven, FMG, Hormann, Plaka, REFRAL
  • Arquiteto Responsável: Rui Cardoso
  • Equipe De Projeto: Pedro Ricciardi, Joana Bretes, Pedro Menezes, Luísa Gomes
  • Engenharia: Eng. Carlos Delfim
  • Construtora: Costeira
  • área De Implantação: 621 m²
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. 18x18x28m. Determinada pelo loteamento, a proporção pouco elegante do volume a construir obrigou a uma tentativa de o alongar visualmente através de uma resposta formal. A utilização da própria estrutura do edifício, assumindo-a na fachada, permitiu dotar a solução de altura, através da execução de uma repetição de pilares esguios. Os elementos estruturais visíveis do exterior, definidos pelos pilares com 0.90x0.22m repetidos ao longo de todo o perímetro do edifício introduzem uma leitura classicista da planta, resolvem toda a fenestração e “pele” do edifício, dotando o conjunto de uma grande ligeireza formal. Para o interior do quadrado, ficou assim relegada a resolução dos elementos opacos que constituem as caixas de elevadores, ductos, acessos e ainda o corpo de sanitários. A área remanescente fica disponível em “planta livre”, para as inúmeras possibilidades de compartimentação.

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Vidro, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta - Pavimento Térreo
Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

A comunicação entre a engenharia e a arquitectura é clara nesta solução. Podemos distinguir na sua estrutura funcional, três grupos de intervenção que se desenvolvem verticalmente. O piso 0 é destinado essencialmente à recepção e acolhimento de funcionários e visitantes, os seis pisos superiores à instalação de áreas de trabalho e, as caves, à instalação dos parqueamentos e áreas técnicas de apoio ao funcionamento do edifício. 

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Urbano, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

PISO 0: O carácter representativo é neste piso particularmente relevante. A localização da entrada, no canto Sul-Poente relaciona-se com o passeio que liga a Rua Pinto de Azevedo com as ruas existentes de Este a Oeste e ainda com a principal área ajardinada do loteamento. O acesso ao átrio principal é assegurado a partir do exterior, através de poucos degraus e de uma rampa.

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

A porta principal de acesso, transparente, leva-nos a um espaço de pé direito duplo com grandes superfícies envidraçadas do pavimento ao tecto e em relação com o jardim exterior e proximidades, onde podemos encontrar a recepção e uma zona de espera. Daqui podemos aceder aos elevadores, áreas técnicas, a uma instalação sanitária de apoio, uma sala polivalente e à escada de emergência que nos dá acesso a todos os pisos. Através da utilização de materiais nobres, a zona da entrada traduz as intenções do edifício. 

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Corte Longitudinal
Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Imagem 37 de 56
© Fernando Guerra | FG+SG

PISOS SUPERIORES: Os pisos 3, 4, 5 e 6 destinam-se à implantação do conjunto de áreas de trabalho necessárias às firmas do Grupo Altri. Desta circunstância decorre a definição apresentada em projecto, da compartimentação necessária à organização do trabalho destas empresas.

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

O último piso será destinado às reuniões do conselho de administração, sendo por esse motivo dotado de algumas características particulares, como a existência de salas de maior dimensão, uma varanda e uma copa de apoio a pequenos eventos. Emoldurada pela repetição de vãos, a vista para a cidade do Porto e para o Oceano Atlântico, contrasta com as cores quentes das tonalidades da madeira usada no interior deste piso nobre.

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Mesa, Janela, Fachada, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

COBERTURA: Na cobertura, acessível, estão instalados os equipamentos electromecânicos e painéis solares. Procurámos que a implantação destas estruturas fosse localizada na zona central da planta, minimizando desta forma o seu impacto visual para o exterior. Uma rede de protecção em malha atenua e uniformiza visualmente este conjunto.

Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício 818 / A.As - Arquitetos Associados" 14 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926390/edificio-818-aas-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.