O Pavilhão Observatório / JCPCDR Architecture

O Pavilhão Observatório / JCPCDR Architecture - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: JCPCDR Architecture; JCPCDR Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Foessel
  • Arquiteto Responsável: Jean-christophe Petillault
  • Equipe De Projeto: Katharina Haas, Pierre-Henri Petillault, Fanny Farge, Pascal Nagy
  • Clientes: Le festival des cabanes
  • Cidade: Giez
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© David Foessel

Descrição enviada pela equipe de projeto. A JCPCDR Architecture venceu o concurso internacional "Le festival des Cabanes" para a construção de uma cabine efêmera no coração do lago Annecy, na França: feita com madeira nativa e construída inteiramente no local pelos arquitetos. Aninhado sob as árvores, entre clareira e floresta, o “observatório” oferece um ponto de vista sobre a natureza circundante, através do prisma da arquitetura contemporânea.

© David Foessel

Sua estrutura aberta desenha um microcaminho, levando o caminhante ou o “observador” a uma pequena plataforma elevada, criteriosamente orientada para proporcionar uma vista sobre a paisagem. Esse caminho é estudado e determinado por vários aspectos, a fim de potencializar e integrar-se ao local. A rampa que leva à plataforma, acessível a cadeiras de rodas e carrinhos de bebê, complementa a inclinação existente do solo. As ripas de madeira filtram a luz do dia, em um jogo de claro-escuro que ecoa a floresta e a clareira: o visitante entra no observatório sob um telhado opaco, acostuma-se a essa atmosfera escura, antes de avançar em direção ao ponto de observação, banhado pela luz.

© David Foessel
Planta Baixa
© David Foessel

Com seu telhado em duas águas e proporções aconchegantes, o observatório lembra a imagem vernacular de uma cabana ou chalé tradicional, reinventado através de linhas gráficas. Perfeitamente integrado ao seu ambiente natural, permite não apenas observar a fauna e a flora, mas também participa do ecossistema local, graças ao seu desenho poroso, permeável a plantas e espécies que provavelmente podem encontrar refúgio lá.

Axonométrica
© David Foessel
Elevação

Ao longo das estações, o objeto arquitetônico contemporâneo se torna uma vitrine para seu ambiente, uma experiência completa. A estrutura do observatório, feita inteiramente de madeira de pinho abeto, é simples e ao mesmo tempo engenhosa. Seu desenho prioriza linhas retas e contínuas, a fim de destacar a essência da madeira e obter um estilo elegante, sem compromisso, complementar à vegetação abundante que a cerca. Essa simplicidade também garante uma perfeita qualidade de execução.

© David Foessel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:74210 Giez, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Pavilhão Observatório / JCPCDR Architecture" [The Observatory Pavilion / JCPCDR Architecture] 18 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926382/o-pavilhao-observatorio-jcpcdr-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.