Complexo Residencial Origami / Waechter Architecture

Complexo Residencial Origami / Waechter Architecture

© Jeremy Bittermann© Shawn Records© Jeremy Bittermann© Shawn Records+ 39

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1795
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Jeremy Bittermann, Shawn Records
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Andersen Windows & Doors, Caesarstone, Duravit, Euro-American Design, Kuzco Lighting, Miller, RP Lighting, Regal & Emser, Schlange, VPI Quality Windows, Vectorworks
Mais informaçõesMenos informações
© Jeremy Bittermann
© Jeremy Bittermann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um empreendimento multifamiliar localizado no nordeste de Portland. Com base no trabalho unifamiliar anterior da Waechter Architecture, apresenta-se aqui um novo dilema de escala.

© Jeremy Bittermann
© Jeremy Bittermann

Assumindo a fachada frontal de uma quadra completa, o projeto exigia que a Waechter Architecture encontrasse um equilíbrio entre o indivíduo e o todo. Em resposta, seu conceito remonta ao processo de origami, no qual uma única folha de papel pode ser manipulada através da dobra.

© Shawn Records
© Shawn Records

Ao adotar a dobra como o condutor formal do projeto, o volume geral foi dividido, fornecendo articulação individual a cada unidade e mantendo o impacto escultural do todo. A cobertura dobrada conecta as fachadas deslocadas de cada unidade, modificando a percepção geral da escala.

Situação
Situação
Planta - unidades 2_12
Planta - unidades 2_12
Planta - unidades 3-10
Planta - unidades 3-10

“Ao entender os dilemas do local, queríamos evitar uma estratégia de edifícios individuais fragmentados ou um bloco monolítico. Nosso desenho foi inspirado no processo de origami, no qual uma única folha de papel pode ser manipulada através da dobra para produzir figuras mais complexas em sua forma, com jogo de luz e sombra ", diz Ben Waechter, fundador e diretor da Waechter Architecture.

© Shawn Records
© Shawn Records

As fachadas dobradas das casas são complementadas por uma geometria mais aerodinâmica no interior. Grandes volumes retangulares que consolidam áreas de serviço como banheiros, armários e espaços mecânicos - estão estrategicamente localizados em cada pavimento para definir diferentes áreas de habitação. Trabalhando em conjunto com as superfícies das paredes externas, cada unidade adquire um caráter individual, mantendo a eficiência e a regularidade no planejamento e na construção. No pavimento superior de cada casa geminada, os tetos abobadados apresentam a linguagem formal do projeto em contato com o interior, criando ambientes distintos e volumosos com vista para a cidade.

© Shawn Records
© Shawn Records

Com a rua em três lados, o projeto cria um pátio interno compartilhado na parte posterior onde cada casa tem espaço privado para jardins, entretenimento e estacionamento. "Decidimos construir as empenas dos pátios em concreto, para conferir a eles uma sensação de solidez e privacidade, enquanto estão abertos ao céu e às árvores", diz Waechter.

© Jeremy Bittermann
© Jeremy Bittermann

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Residencial Origami / Waechter Architecture" [Origami Housing / Waechter Architecture] 17 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926160/complexo-residencial-origami-waechter-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.