Estação de Tratamento de Água Solrødgård / Henning Larsen

Estação de Tratamento de Água Solrødgård / Henning Larsen - Mais Imagens+ 14

  • Diretor De Projeto: Anders Park
  • Equipe Arquitetura: Annesofie Feidenhansl Milner, Daniel Baumann, Jacob Astor, Lærke Dyrholm Møldrup, Marie Ørsted Larsen, Melissa Sandoval, Mikkel Hune, Morten Hauch, Nikolaj Sandvad Ramskov, Omar Dabaan
  • Cliente: Hillerød Forsyning
  • Masterplan: Gottlieb Paludan
  • Engenharia : Orbicon
  • Construtora: Jakobsen & Blindkilde
  • Cidade: Hillerød
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Jacob Due

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quase dois terços da população mundial vivem uma escassez severa de água durante pelo menos um mês do ano. À medida que as mudanças climáticas e a aglomeração global se intensificarem, esse número só se tornará mais alto. O Parque Climático e Ambiental Solrødgård, que serve a cidade de Hillerød, procura se destacar no desafio global do uso sustentável de recursos. Desenvolvido a partir de um plano diretor de 50 hectares e 1 bilhão de DKK, o parque visa abrir o diálogo da comunidade sobre o uso de recursos e a conscientização do clima, criando um apelo público dentro de uma infraestrutura municipal.

© Jacob Due
Planta e Corte
© Jacob Due

Henning Larsen contribuiu para o parque com seu design exterior e paisagismo para a estação de tratamento de água de Solrødgård, incorporando as instalações públicas em uma estrutura acessível. Aqui, um centro de reciclagem, uma estação de tratamento de águas residuais e uma instalação administrativa estão ao lado de trilhas para caminhada, uma torre de observação de pássaros e caverna para abrigar morcegos locais. Ao transformar o espaço recreativo em serviços públicos, o parque cria um espaço único onde os visitantes podem obter uma exposição natural em primeira mão do ciclo de recursos naturais da comunidade. O projeto estende uma conversa crítica sobre a escassez de recursos, o que afeta desproporcionalmente as comunidades em desenvolvimento.

© Jacob Due

A estação de tratamento de água de Solrødgård é quase invisível na paisagem circundante; seu funcionamento interno está oculto quase inteiramente sob um telhado coberto com grama. Enquanto uma rede de caminhos para pedestres percorre a cobertura, um corredor ajardinado cria um canal através do centro da fábrica, com fachadas de vidro do chão ao teto. Os visitantes podem olhar através das claraboias no telhado e das fachadas centrais de vidro para as instalações de processamento e filtragem, observando como a estação trata 15.000 metros cúbicos de águas residuais por dia. O conceito de design permite que a comunidade se conecte com seu próprio uso de recursos, minimizando a presença visual e olfativa frequentemente associada às estações de tratamento de água.

© Jacob Due

"Os caminhos na cobertura oferecem uma vista sobre o restante do parque, mas o caminho central é realmente onde os visitantes podem ter uma ideia de como o ciclo da água de sua comunidade funciona", explica Marie Ørsted Larsen, arquiteta paisagista sênior de Henning Larsen. "É simbólico que cortemos a paisagem para olhar para dentro, criando um contraste entre o ciclo natural da água e o processo construído que apoia nossas comunidades".

© Daniel Baumann
Vista aérea
© Jacob Due

Um pequeno riacho escorre por esse canal central, passando por um jardim estreito que demonstra como a folhagem natural limpa e filtra as águas subterrâneas. Para os visitantes que passam essa instalação é um contraste orgânico com a presença industrial da estação de tratamento de água, levando a uma reflexão sobre a função e o impacto ambiental do serviço público. A estação de tratamento de água de Solrødgård é capaz de expandir sua capacidade de processamento para apoiar o crescimento futuro em Hillerød e seus arredores, e é capaz de reciclar e produzir energia térmica de biomassa a partir das águas residuais. As comunidades futuras serão capazes de explorar uma paisagem que proporciona recreação, uma conexão com a natureza e uma educação cotidiana em conscientização do clima.

© Jacob Due

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lyngevej 2, 3400 Hillerød, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Tratamento de Água Solrødgård / Henning Larsen" [Solrødgård Water Treatment Plant / Henning Larsen] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926104/estacao-de-tratamento-de-agua-solrodgard-henning-larsen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.