Pátio Dobrável / ARCHSTUDIO

Pátio Dobrável / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 25

Dongcheng, China
  • Arquitetos: ARCHSTUDIO; ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  410
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ning Wang
  • Diretor Projeto: Wenqiang Han
  • Equipe De Projeto: Tao Huang, Tonghui Wang, Fuhua Zhang, Baowei Zheng, Yan Yu
  • área Do Terreno: 308 m2
  • Cidade: Dongcheng
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura. Imagem © Ning Wang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Qianliang Hutong, distrito de Dongcheng, Pequim, com uma área de cerca de 410 metros quadrados. Diferente de um típico "Siheyuan" com teto inclinado, a arquitetura original era composta por várias salas desconectadas e uma estrutura tradicional de tijolo e concreto, que deveria ser transformada a partir de um Siheyuan que pode ser vista em muitas áreas antigas de Pequim.

Cobertura. Imagem © Ning Wang

O terreno consistia em duas partes. A parte frontal se configurava como um espaço aberto, com duas salas de tijolos e uma antiga árvore, enquanto a parte posterior apresentava uma estrutura em forma de U e tinha um pátio coberto por vidro. O edifício original, com salas isoladas e estreitas e falta de infra-estruturas, foi gradualmente desgastado, de modo que precisava ser completamente reconstruído para atender às demandas da vida moderna.

Quintal Interno. Imagem © Ning Wang
Diagrama axonométrico
Quintal Interno. Imagem © Ning Wang

O edifício reconstruído será alugado para vários propósitos, como trabalho, reunião de amigos e moradia, então o maior desafio para esse projeto de reforma foi como apresentar um espaço mais dinâmico com uma variedade de funções através de demolição e renovação apropriadas com base nas condições do local.

Quintal Interno. Imagem © Ning Wang
Esquema composição
Quintal Interno. Imagem © Ning Wang

Considerando as características dos edifícios de telhado plano, o ARCHSTUDIO adicionou corredores e escadas para conectar salas e pátios, telhado e solo, respectivamente. Dessa forma, formou-se uma rota de circulação dobrável e em loop, permitindo interações entre interiores e exteriores, para cima e para baixo, e novos e antigos. O telhado plano não é apenas uma área de atividade pública rara, mas também uma extensão de funções internas, com sua paisagem formando um contraste interessante com os edifícios e as árvores ao redor.

Ao longo da rota de circulação, quatro jardins de escalas diferentes foram marcados, incluindo um quintal longo e estreito composto por bambus na entrada, um quintal com uma antiga árvore que permaneceu, um caracterizado por paisagens aquáticas e pedras, com o vidro original do telhado removido e um outro voltado para o sul que se conecta à casa do vizinho. Seguindo a circulação, as pessoas podem desfrutar de vistas variáveis no espaço.

Corredor. Imagem © Ning Wang

O ARCHSTUDIO manteve as duas salas de tijolos que já existiam e, ao mesmo tempo, inseriu três novas caixas estruturadas também em tijolos que foram definidas como espaços privados e podem servir as funções de sala de estar, cozinha, banheiro, etc. As lacunas entre as três novas as caixas formam um espaço público contínuo para trabalhar, jantar e outras atividades.

Corredor. Imagem © Ning Wang

Os arquitetos esconderam colunas estruturais do telhado dentro das paredes das caixas de tijolos e deixaram deliberadamente lacunas entre o telhado e as caixas, com o objetivo de permitir a entrada da luz do dia. Materiais de construção comuns para Siheyuan, como tijolos, ladrilhos cinza e cimento, foram utilizados para este projeto.

Corredor. Imagem © Ning Wang

O telhado foi composto com azulejos cinza, dispostos linearmente em diferentes direções. Notavelmente, esses ladrilhos se estendem para a área interna, resultando em efeitos visuais semelhantes à água. O telhado tem uma estrutura de concreto fundido no local e madeira nas superfícies internas. As caixas de tijolos foram construídas com tijolos antigos de casas demolidas nas proximidades, com a parede estendendo-se para o telhado e formando assentos para descansar.

Detalhes. Imagem © Ning Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Qianliang Hutong, Dongcheng, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pátio Dobrável / ARCHSTUDIO" [Folding Courtyard / ARCHSTUDIO] 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926007/patio-dobravel-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.