Casa Geminada Fitzroy / Taylor Knights

© Peter Clarke

Casa Geminada Fitzroy / Taylor Knights - Mais Imagens+ 33

Fitzroy, Austrália
  • Construção: Dimpat
  • Engenharia: R. Bliem and Associates
  • Seleção Da Vegetação: Ben Scott Garden Design
  • Paisagismo: Mack Landscape
  • Marcenaria E Serralheria: Tescher Forge
  • Agrimensura: Fotia Group
  • Equipe De Projeto: Peter Knights, James Taylor, Julie Sloane
  • Cidade: Fitzroy
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Clarke

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Geminada Fitzroy resultou de uma complexa reforma de uma residência de dois andares anteriormente deteriorada nas margens do norte de Fitzroy. O projeto em si representa um verdadeiro "obscurecimento" entre o antigo e o novo através do jogo deliberado de limites e circulações verticais pelos espaços internos. Por sua vez, a casa responde a um terreno restritivo, cuja solução talvez seja melhor compreendida em corte.

© Peter Clarke
Planta 1º Pavimento / Planta de Cobertura
© Peter Clarke

Com desafios típicos da maioria dos projetos de casa geminada – um terreno profundo e estreito, fechado em ambos os lados por paredes divisórias de pé-direito duplo e inerentemente marcado por questões de escuridão, umidade e pouca ventilação – nossa abordagem rapidamente focou na injeção de luz na área da casa através de uma série de volumes e aberturas. Além disso, os espaços internos foram reconsiderados usando os princípios do 'estar invertido', invertendo a disposição original, levando os espaços de estar ao primeiro andar para aproveitar melhor o acesso à luz, à ventilação natural e o valioso eixo norte e sul.

© Peter Clarke

Há uma crescente conscientização (e expectativa) de um desenho aspiracional altamente cuidadoso na arquitetura residencial e, por isso, esse projeto é um verdadeiro reflexo do anseio coletivo da sociedade por algo que eleva nossa experiência cotidiana. Além disso, o ponto central do briefing do projeto era criar uma série de espaços flexíveis e em camadas que acomodassem o fluxo constante do estilo de vida do cliente – ora de momentos preciosos de calma, ora de momentos compartilhados com um grupo mais amplo de familiares e amigos. Nossa estratégia para atender a essa demanda foi a introdução de uma série de formas curvas; a ferramenta simples de compressão e expansão – de capturar a luminosidade e destilar a escuridão – e celebração dos limites criados no meio.

© Peter Clarke

Da mesma forma, o cliente também estava ciente dos impactos positivos que o acesso visual à natureza pode ter à sensação de bem-estar e, portanto, estava particularmente interessado em introduzir espaços ao ar livre em cada pavimento. Por sua vez, nossa resposta foi afinar suavemente a nova adição ao sul, respeitando o espaço dos vizinhos e formando um jardim no térreo, que pode ser apreciado pelos pavimentos acima. O primeiro andar também oferece um cenário exuberante e protegido para os espaços internos, e um novo deck oferece vistas da cidade ao sul.

© Peter Clarke
Corte Perspectivado 01
© Peter Clarke

Dadas as limitações físicas desafiadoras do local, trabalhamos em estreita colaboração com o engenheiro estrutural para garantir que uma solução holística de projeto e princípios passivos fossem atendidos. O teto de concreto de 5 metros de largura e 2 metros de altura no primeiro pavimento é particularmente notável e depois se reduz a uma escala mais íntima nos espaços de jantar e de estar. Esse novo nível superior é deixado livre e aberto, com elementos estruturais bem escondidos dentro de caixilhos de janelas e marcenaria elegante.

© Peter Clarke

Essa mediação entre os materiais polidos e o concreto bruto representa apenas parte da complexa interação de forma, pragmatismo e habilidade que tornou este projeto uma experiência gratificante de trabalhar com nossos valiosos consultores e fornecedores.

© Peter Clarke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Geminada Fitzroy / Taylor Knights" [Fitzroy Terrace House / Taylor Knights] 11 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926002/casa-geminada-fitzroy-taylor-knights> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.