Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO

Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO

© Dan Glasser © Dan Glasser © Dan Glasser © Dan Glasser + 35

Marrakesh, Marrocos
  • Arquitetos: Studio KO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3.857
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Dan Glasser
  • Arquitetos Responsáveis: Karl Fournier, Olivier Marty
  • Arquitetos Comissionados: Jean-Michel Rousseau Architects
  • Arquiteta De Operação: Claire Patteet
  • Cenografia, Exibição E Loja: Christophe Martin
  • Cliente: Jardin Majorelle SCA
  • Acústica Do Auditório: Studio KO + Theatre Projects Consultant
  • Engenheiros De Iluminação: I.C.O.N
  • Conservação Têxtil: X-Art
Mais informações Menos informações
© Dan Glasser
© Dan Glasser

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dedicado ao trabalho do lendário estilista francês, o Museu Yves Saint Laurent Marrakech (mYSLm) abriu suas portas no outono de 2017. Abriga uma importante seleção da Fondation Pierre Bergé – uma coleção impressionante da Yves Saint Laurent, que inclui 5.000 itens de vestuário, 15.000 acessórios de alta costura, além de dezenas de milhares de esboços e objetos variados.

© Dan Glasser
© Dan Glasser

O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura francês Studio KO, fundado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier. Situado na Rue Yves Saint Laurent, adjacente ao famoso Jardim Majorelle, o novo edifício ocupa mais de 4.000 m² e é mais do que apenas um museu. Possui um espaço de exposição permanente de 400 m², mostrando o trabalho de Yves Saint Laurent em uma cenografia original projetada por Christophe Martin; espaço para exposições temporárias de 150 m², auditório com 130 lugares, livraria, café-restaurante com terraço e biblioteca de pesquisa com 5.000 livros.

© Dan Glasser
© Dan Glasser

A coleção da biblioteca inclui livros sobre história, geografia, literatura e poesia árabe e andaluz, além de numerosos volumes relacionados à botânica, à cultura berbere, à obra de Yves Saint Laurent e ao mundo da moda. Enquanto pesquisava os arquivos do designer em Paris, o Studio KO ficou intrigado com a dualidade entre curvas e linhas retas e a sucessão de cortes soltos e limpos. Do lado de fora, o edifício é composto de formas cúbicas adornadas com tijolos que criam um padrão semelhante a fios de tecido. O interior é marcadamente diferente, como o forro de uma jaqueta de alta costura: luminosa, aveludada e suave.

© Dan Glasser
© Dan Glasser
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Dan Glasser
© Dan Glasser

Construído em terracota, concreto e terrazzo de cor terrosa com fragmentos de pedra marroquina, o edifício combina harmoniosamente com o ambiente. Os tijolos de terracota que embelezam a fachada são feitos de terra marroquina e produzidos por um fornecedor local. O terrazzo usado para o piso e a fachada é feito com uma combinação de pedra e mármore local.

Fachadas
Fachadas

Métodos excepcionalmente precisos para conservar tecidos foram implementados pela Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, que trabalha há mais de uma década no arquivamento do trabalho do falecido designer. Em colaboração com a X-Art, especialistas em conservação preventiva, o museu de Marrakech possui um sistema de ar condicionado completo com controle de temperatura e umidade para garantir que cada item, seja um vestido de alta costura da coleção em exposição ou um livro raro nos arquivos do porão, permaneça preservado em perfeitas condições.

© Dan Glasser
© Dan Glasser
© Dan Glasser
© Dan Glasser

A acústica de ponta do auditório foi projetada pelos arquitetos em colaboração com o Theatre Projects Consultant. Isso permite a programação de shows, exibições de filmes e conferências em um espaço separado e com tratamento e isolamento sonoro. Após um estudo aprofundado, os engenheiros de iluminação I.C.O.N instalaram a iluminação dos espaços externos ao redor do museu, do interior do museu e a iluminação ambiente do espaço de exibição.

© Dan Glasser
© Dan Glasser

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Marrakesh, Marrocos

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO" [Musée Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO] 13 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925870/museu-yves-saint-laurent-marrakech-studio-ko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.