Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 2 de 35Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 3 de 35Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 4 de 35Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 5 de 35Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Studio KO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dan Glasser
  • Arquitetos Responsáveis: Karl Fournier, Olivier Marty
  • Arquitetos Comissionados: Jean-Michel Rousseau Architects
  • Arquiteta De Operação: Claire Patteet
  • Cenografia, Exibição E Loja: Christophe Martin
  • Cliente: Jardin Majorelle SCA
  • Acústica Do Auditório: Studio KO + Theatre Projects Consultant
  • Engenheiros De Iluminação: I.C.O.N
  • Conservação Têxtil: X-Art
  • Cidade: Marrakesh
  • País: Marrocos
Mais informaçõesMenos informações
Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 2 de 35
© Dan Glasser

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dedicado ao trabalho do lendário estilista francês, o Museu Yves Saint Laurent Marrakech (mYSLm) abriu suas portas no outono de 2017. Abriga uma importante seleção da Fondation Pierre Bergé – uma coleção impressionante da Yves Saint Laurent, que inclui 5.000 itens de vestuário, 15.000 acessórios de alta costura, além de dezenas de milhares de esboços e objetos variados.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 3 de 35
© Dan Glasser

O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura francês Studio KO, fundado pelos arquitetos Olivier Marty e Karl Fournier. Situado na Rue Yves Saint Laurent, adjacente ao famoso Jardim Majorelle, o novo edifício ocupa mais de 4.000 m² e é mais do que apenas um museu. Possui um espaço de exposição permanente de 400 m², mostrando o trabalho de Yves Saint Laurent em uma cenografia original projetada por Christophe Martin; espaço para exposições temporárias de 150 m², auditório com 130 lugares, livraria, café-restaurante com terraço e biblioteca de pesquisa com 5.000 livros.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 8 de 35
© Dan Glasser

A coleção da biblioteca inclui livros sobre história, geografia, literatura e poesia árabe e andaluz, além de numerosos volumes relacionados à botânica, à cultura berbere, à obra de Yves Saint Laurent e ao mundo da moda. Enquanto pesquisava os arquivos do designer em Paris, o Studio KO ficou intrigado com a dualidade entre curvas e linhas retas e a sucessão de cortes soltos e limpos. Do lado de fora, o edifício é composto de formas cúbicas adornadas com tijolos que criam um padrão semelhante a fios de tecido. O interior é marcadamente diferente, como o forro de uma jaqueta de alta costura: luminosa, aveludada e suave.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 21 de 35
© Dan Glasser
Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 26 de 35
Planta - Térreo
Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 7 de 35
© Dan Glasser

Construído em terracota, concreto e terrazzo de cor terrosa com fragmentos de pedra marroquina, o edifício combina harmoniosamente com o ambiente. Os tijolos de terracota que embelezam a fachada são feitos de terra marroquina e produzidos por um fornecedor local. O terrazzo usado para o piso e a fachada é feito com uma combinação de pedra e mármore local.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 29 de 35
Fachadas

Métodos excepcionalmente precisos para conservar tecidos foram implementados pela Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, que trabalha há mais de uma década no arquivamento do trabalho do falecido designer. Em colaboração com a X-Art, especialistas em conservação preventiva, o museu de Marrakech possui um sistema de ar condicionado completo com controle de temperatura e umidade para garantir que cada item, seja um vestido de alta costura da coleção em exposição ou um livro raro nos arquivos do porão, permaneça preservado em perfeitas condições.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 20 de 35
© Dan Glasser
Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 22 de 35
© Dan Glasser

A acústica de ponta do auditório foi projetada pelos arquitetos em colaboração com o Theatre Projects Consultant. Isso permite a programação de shows, exibições de filmes e conferências em um espaço separado e com tratamento e isolamento sonoro. Após um estudo aprofundado, os engenheiros de iluminação I.C.O.N instalaram a iluminação dos espaços externos ao redor do museu, do interior do museu e a iluminação ambiente do espaço de exibição.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech  / Studio KO - Imagem 16 de 35
© Dan Glasser

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marrakesh, Marrocos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO" [Musée Yves Saint Laurent Marrakech / Studio KO] 13 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925870/museu-yves-saint-laurent-marrakech-studio-ko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.