Workshop internacional discute as possibilidades para a habitação na Zona Portuária do Rio de Janeiro

Começa nesta quinta-feira e vai até o dia 30 de setembro o Workshop Internacional Habitar o Centro, parte do programa 'Regional/Urban Design Assistance Team' (R/UDAT), do American Institute of Architects (AIA). O objetivo do evento é discutir alternativas para que a área da Gamboa, na Zona Portuária do Rio, volte a ser habitada com qualidade de vida pela população. A cerimônia de abertura acontecerá nesta quinta-feira, dia 26, às 19h30, na sede do IAB-RJ, Beco do Pinheiro, 10, Flamengo, e será aberta ao público.

Segundo Pedro da Luz, presidente do departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o objetivo é diversificar a ocupação local sem gentrificação.

- O processo de resgate habitacional da região envolve duas frentes. Primeiro, um
trabalho de recuperação da autoestima da população que já vive lá. Em segundo lugar, é importante que se atraia uma classe média à região - diz ele.

Pedro da Luz explica que um dos movimentos-chave desse processo é a presença de empreendedores pulverizados, construtores de menor porte que trabalhem em pequenos sobrados da região, requalificando-os para habitação e comércio. Um dos palestrantes será o engenheiro Jackson Pereira, cuja empresa, a Peckson, fez um trabalho desse tipo na área da Central do Brasil.

Além de Pereira e Pedro da Luz, falarão no evento a secretária Municipal de Urbanismo e Vice Presidente Conselho Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura, Valéria Hazan; a representante da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) Mônica Dias; e César Jordão, que desenvolve um projeto social na região da Gamboa, além de outros convidados.

PÚBLICO DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS
Voltado a profissionais e estudantes (a partir do 8o período) de Arquitetura e Urbanismo com domínio da língua inglesa, o workshop é um dos eventos preparatórios para o 27o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá na cidade em julho do ano que vem.

A parceria é fruto de parceria do AIA com a Comissão de Relações Internacionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), com o apoio da University of South Florida, da Universidade Federal Fluminense e do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

  • Título

    Workshop internacional discute as possibilidades para a habitação na Zona Portuária do Rio de Janeiro
  • Tipo

    Workshop
  • Organizadores

    UIA2020RIO
  • De

    26 de Setembro de 2019 06:00 PM
  • Até

    30 de Setembro de 2019 08:00 PM
  • Onde

    IAB-RJ
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop internacional discute as possibilidades para a habitação na Zona Portuária do Rio de Janeiro" 27 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925598/workshop-internacional-discute-as-possibilidades-para-a-habitacao-na-zona-portuaria-do-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.