Residência RSV / Arkylab

Residência RSV / Arkylab

Residência RSV / Arkylab - Imagem 2 de 31Residência RSV / Arkylab - Imagem 3 de 31Residência RSV / Arkylab - Imagem 4 de 31Residência RSV / Arkylab - Imagem 5 de 31Residência RSV / Arkylab - Mais Imagens+ 26

Aguascalientes, México
  • Arquitetos: Arkylab
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oscar Hernández
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  B.lux, Cemex, Construlita, Interceramic, Legrand / Bticino
  • Arquitetos Responsáveis: Luis Morán, Ana Martínez
  • Colaboradores: Héctor Paredes, Manuel Narváez, Andrés Ochoa, Guillermo Morán, Daniel Acevedo, Emilio Saucedo, Judith García
  • Projeto Estrutural: Eng. José Ángel Ortiz Lozano, Arq. Alberto Sepúlveda
  • Cidade: Aguascalientes
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Residência RSV / Arkylab - Imagem 19 de 31
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto busca, em termos de materialidade dos envoltórios físicos, transparência e honestidade nos componentes utilizados, apresentando-os de forma natural, nada suposto ou simulado, fazendo com que as próprias características confiram as condições de cada espaço, fechados à luz solar intensa e ao ganho de calor, e abertos às vistas, à ventilação natural e à relação com o jardim como um elemento natural induzido.

Residência RSV / Arkylab - Imagem 4 de 31
© Oscar Hernández

As paredes de terra compactada compõem o subsolo em uma alusão direta e material de onde a casa é inserida, usando todo o material obtido ao cavar os vários estratos subterrâneos do terreno.

Residência RSV / Arkylab - Imagem 6 de 31
© Oscar Hernández
Residência RSV / Arkylab - Imagem 18 de 31
© Oscar Hernández

Os níveis são divididos em três intenções: a social, a íntima e a dos espaços funcionais, as primeiras no térreo unem todos os espaços sociais, realizadas por meio de piso de concreto polido submetido a um processo de nivelamento e brilho a laser que o unifica e permite que seja percebido como um grande monólito. Em uma transição do exterior para um espaço interior protegido, o segundo abriga os dormitórios e possui um piso laminado de madeira que busca proporcionar calor e privacidade, enquanto nos espaços complementares e funcionais busca-se a combinação certa de porcelanato que nos permite ser práticos em áreas úmidas e a harmonia de materiais que lhe conferem um sentido espacial.

Residência RSV / Arkylab - Imagem 5 de 31
© Oscar Hernández

A abertura de todos os espaços para o jardim criou a necessidade de se trabalhar com transparências, o clima e as orientações que são dadas aos espaços. Dessa forma, cria-se uma maior percepção de espaço, multiplicando essa abertura por meio de uma relação direta com o jardim e terraço coberto.

Residência RSV / Arkylab - Imagem 2 de 31
© Oscar Hernández
Residência RSV / Arkylab - Imagem 17 de 31
© Oscar Hernández

A iluminação artificial alcançada acentua os pontos-chave de cada espaço, dando a possibilidade de criar diferentes ambientes nos lugares de permanência. Em todos os casos, o uso da luz LED foi condicionado a fim de economizar energia. Além disso, a luz natural também está presente de maneira direta, controlada e funcional em todos os espaços. Especialmente para o projeto, foi desenvolvida uma peça especial fabricada no local que conformava o módulo para construir a estrutura e que permite a visualização do pôr-do-sol e controla a incidência solar interna pela fachada oeste, além de formar uma tela de luz reticular que penetra dramaticamente nos espaços dinâmicos da casa.

Residência RSV / Arkylab - Imagem 13 de 31
© Oscar Hernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência RSV / Arkylab" [Casa RSV / Arkylab] 01 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925509/residencia-rsv-arkylab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.