Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 2 de 35Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 3 de 35Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 4 de 35Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 5 de 35Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Mais Imagens+ 30

Santo Antônio, Brasil
  • Arquitetos: STUDIO DLUX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivan Araújo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Cozimoveis, Fabrica Jangada, Vidroseg
  • Arquitetos Responsáveis: Denis Fuzii, Daniel Ogata, Beatriz Guedes, Ana Ganzaroli, Marina Ronchi
  • Projeto De Arquitetura Original: Mindello Arquitetura
  • Construção: Exata Engenharia
  • Cidade: Santo Antônio
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 7 de 35
© Ivan Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bernoulli Go é a nova unidade do grupo de educação Bernoulli, dedicada aos menores. Ésta é a primeira unidade do grupo que atende crianças na primeira infância. Para este projeto o Studio dLux foi convidado para realizar o projeto em um edifício no Bairro de Santo Antônio em Belo Horizonte. O edifício, que já foi utilizado para a indústria e escritórios era antigo e possuía estrutura de concreto aparente, lembrando uma grande indústria. O grande desafio do projeto já estava aí, transformar esse tipo de edifício em uma escola inovadora e lúdica que impressionasse, alunos e os pais dos alunos.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 21 de 35
© Ivan Araújo
Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 32 de 35
Planta - Primeiro Pavimento
Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 5 de 35
© Ivan Araújo

O edifício existente tinha alguns problemas para se tornar uma escola:
1. o pé direito dos andares era muito baixo, perto de 2.40m por andar. Isso dificulta bastante na estrutura da escola que precisa de amplos ambientes.
2. A iluminação natural do prédio era ruim devido ao pé-direito baixo e da falta de aberturas, porém o prédio contava com dois átrios centrais abertos que poderiam se bem utilizados dar melhor iluminação natural aos ambientes.
3. A falta de espaço para a colocação de uma quadra poliesportiva para os alunos.
4. Nos locais perto da fachada frontal e traseira a incidência de luz natural era enorme e sem proteção nenhuma, o que causaria problemas para as salas de aula que ficassem neste lugar.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 27 de 35
© Ivan Araújo

Para a resolução destes problemas, tentamos abrir ao máximo partes do edifício que davam para os átrios centrais, fazendo com que todos os ambientes, direta e indiretamente aproveitassem o máximo de iluminação natural. Isso já ajudou bastante na sensação de um pé-direito baixo, mas, além disso foram usadas cores mais claras nos corredores e salas de aula, deixando as cores mais escuras, apenas para os pilares,  isso fez com que os elementos lúdicos se destacassem e fizessem tirar um pouco o foco de um ambiente mais fechado. Para a quadra poliesportiva conseguimos aproveitar o terraço do prédio, criando uma nova estrutura adicional para abrigar a quadra e uma playground externo.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 3 de 35
© Ivan Araújo

A criação deste novo terraço criou um ótimo espaço ao ar livre para os alunos aproveitarem nos intervalos. O edifício manteve as circulações verticais existentes e criou uma caixa de elevador em um dos átrios. Dessa forma criamos diferentes circulações pelo edifício, permitindo que as crianças tenham diferentes percepções de caminhos dentro da escola, e faça com que seja dividido o fluxo de alunos nos horários de pico como saída e entrada das aulas. Para aproveitar o melhor da iluminação natural e utilizar de forma inteligente, os átrios do edifício receberam uso, formando espaços ao ar livre para atividades da escola.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 8 de 35
© Ivan Araújo
Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 35 de 35
Planta - Quarto Pavimento
Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 12 de 35
© Ivan Araújo

Os dois principais tem acesso pela biblioteca, funcionando como uma extensão dela. Curioso detalhe de que as áreas externas tem piso com o desenho da lemniscata, símbolo da escola, que pode ser visto nas fotos aéreas. O edifício em sua configuração vertical ficou dividido em: subsolo – garagem, apoio, área dos funcionários, cantina e playground externo / térreo – recepção, administrativo, biblioteca, átrios e sala dos mais novos / 1º andar – sala dos maiores, sala dos professores, espaço maker e sala de artes/ 2º andar – salas de atividades diversas como judô e ballet, auditório e diretoria / terraço – quadra, playground externo e horta dos alunos.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 17 de 35
© Ivan Araújo

A fachada do prédio, que tinha uma grande incidência de insolação recebeu brises na estrutura existente de concreto, nas cores da escola, que filtram a luz solar de modo a dar mais qualidade da luz natural as salas viradas para a fachada. Além disso foi reformado toda a entrada do edifício pensando na entrada e saída de veículos e pedestres nos horários de saída e entrada dos alunos. Todo o projeto dos mobiliários foi desenvolvido pelo Studio dLux foi todo produzido com makers locais, sempre através da fabricação digital, utilizando formatos e cores que condizem ao programa pedagógico da escola.

Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX - Imagem 6 de 35
© Ivan Araújo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Carangola, 333 - Santo Antônio, Belo Horizonte - MG, 30330-240, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Bernoulli GO / STUDIO DLUX" 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925414/escola-bernoulli-go-studio-dlux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.