Apple Store Fifth Avenue / Foster + Partners

Apple Store Fifth Avenue / Foster + Partners - Mais Imagens+ 4

Nova Iorque, Estados Unidos
© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fechado para reforma desde 2017, o cubo de vidro da Apple na Quinta Avenida de Nova Iorque finalmente reabriu suas portas. Através de um longo e sensível projeto de reforma, tendo a acessibilidade como principal objetivo, a praça acima da loja foi completamente remodelada e integrada ao espaço público em três de suas quatro frentes. Reforçando o espírito progressivo e inovador da Apple, o projeto de reforma do cubo - inaugurado em 2006 - é o resultado de uma estreita colaboração entre a equipe de design da Apple, liderada pelo diretor de design Sir Jonathan Ive e a equipe multidisciplinar de design e engenharia da Foster + Partners.

© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

A praça, situada na esquina entre a Quinta Avenida e a 59th Street de Nova Iorque, é o palco perfeito para todos os devotos da Apple, um lugar onde a fotografia, a música, a arte e o design se encontram. O plano rebaixado da praça foi pensando de forma a criar uma espécie de anfiteatro natural, onde as pessoas podem sentar e desfrutar deste agradável espaço público bem no coração de Manhattan. Entre as árvores que flanqueiam a praça foram inseridos novos bancos e fontes lineares que protegem a praça do movimento intenso do centro da cidade, promovendo um ambiente silencioso e tranquilo.

© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

Nove claraboias foram abertas no chão da praça, criando uma geografia interativa ao mesmo tempo que refletem o skyline da cidade de Nova Iorque, permitindo aos visitantes interagir com a paisagem circundante de uma maneira completamente nova. Graças a um inovador sistema de resfriamento e aquecimento embutido no piso, as claraboias são capazes de filtrar a luz do sol sem absorver calor excessivo durante o verão ao mesmo tempo que protegem as aberturas do frio e da neve durante o inverno. Além disso, estas novas aberturas permitem iluminar naturalmente os novos espaços da loja - o dobro da área do edifício original.

© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

No meio da praça, o cubo de vidro - que se tornou símbolo da Loja da Apple - permanece inabalável e sereno, chamando a atenção dos visitantes e convidando-os a entrar. Um novo elevador circular em conjunto com uma espetacular escada de aço inoxidável e vidro permitem um acesso generoso ao ampliado espaço da loja. Todos os novos elementos deste conjunto, da caixa do elevador aos degraus da escada, foram feitos em aço inox espelhado, refletindo infinitamente a paisagem vibrante do centro de Nova Iorque.

© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

A praça parece refletida no espaço da loja, um espaço livre, aberto e descontraído, amplamente iluminado através das novas aberturas que em conjunto com um inovador sistema de iluminação artificial, criam uma atmosfera serena e etérea - proporcionando uma experiência espacial única e jamais vista. Até mesmo quando há pouca luz natural, a intensidade da iluminação vai se diluindo pelo forro, fazendo com que a a luz reverbere através de todo o interior da loja. Ao redor de cada claraboia, um sistema de iluminação focal permite destacar os principais produtos em exposição. O sistema de condicionamento de ar está integrado ao piso e é capaz de responder de maneira inteligente aos níveis de ocupação e as condições climáticas externas, otimizando o uso de energia.

© Aaron Hargreaves / Foster + Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quinta Avenida 767, Nova Iorque, NY 10153, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apple Store Fifth Avenue / Foster + Partners" [Apple Store Fifth Avenue / Foster + Partners] 24 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925345/apple-store-fifth-avenue-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.