Colégio Distrital Rogelio Salmona / FP Arquitectura

Colégio Distrital Rogelio Salmona / FP Arquitectura

+ 24

Bogotá, Colômbia
  • Arquitetos: FP Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  10762
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  AutoDesk, Ladrillera Santafé, Trimble Navigation, meTecno
  • Equipo De Diseño : Juan José López, Laura Muñeton, Daniela Nuñez, Laura Tabares, Juan Felipe Mejía
  • Clientes : Secretaria de Educación distrital de Bogotá
  • Arquitetos Responsáveis : José Puentes, Ivan Forgioni
  • Cidade : Bogotá
  • País : Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em homenagem ao arquiteto e mestre Rogelio Salmona, o prefeito de Bogotá decide chamar essa nova infraestrutura educacional com seu nome. A escola é organizada a partir de núcleos de salas de aula interconectadas que compõem pequenas comunidades de aprendizagem. Procura dissolver os limites da sala de aula, integrando-a e expandindo-a em todas as direções: em direção aos corredores, em direção a pátios ou em outras salas de aula. Desse modo, é alcançada uma integração espacial multidirecional que permite que atividades pedagógicas sejam realizadas fora da sala de aula e estimule o trabalho colaborativo.

© Alejandro Arango
Planta - Primeiro Pavimento
© Alejandro Arango

Os centros de aprendizagem são articulados por pátios de várias escalas para diferentes fins pedagógicos, alguns são configurados como extensões da sala de aula, enquanto outros permitem atividades recreativas, esportivas ou culturais. As separações entre os núcleos permitem que os pátios sejam integrados à paisagem circundante, vinculando-o ao espaço interior da escola.

© Alejandro Arango
Esquema Geral
© Alejandro Arango

A transparência é usada como um recurso para integração e continuidade espacial, dando ao ambiente um caráter aberto e flexível. Cada espaço vincula-se com fluidez, através de portas deslizantes e dobráveis que integram espaços como laboratórios, oficinas, salas de aula e uma grande porta que integra o auditório ao pátio. A possibilidade de integrar espaços entre si promove relações pedagógicas em diferentes escalas, mais ativas e colaborativas.

© Alejandro Arango

Quanto à materialidade, o tijolo é escolhido por ser um material nobre de baixo custo que permite a construção de pisos e paredes, criando uma atmosfera acolhedora e envolvente para as crianças. O uso da ventilação mecânica em espaços como o auditório é eliminado, implementando um sistema de ventilação e acústica que permite manter o espaço em ótimas condições de conforto sem consumir energia.

© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Distrital Rogelio Salmona / FP Arquitectura" [Colegio distrital Rogelio Salmona / FP Arquitectura] 24 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925339/colegio-distrital-rogelio-salmona-fp-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.