Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 13 de 28
© Jesús Granada

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 2 de 28Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 3 de 28Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 4 de 28Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 5 de 28Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Mais Imagens+ 23

Mairena del Aljarafe, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14975
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jesús Granada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX, Barry Alloc, Daisalux, ESCOFET, Gecol, Grohe, Industrias Imar, Isover, KOMPAN, Knauf, La Paloma cerámicas, Lamp Lighting, Porcelanosa Grupo, Roca, Technal, UrbanPlay
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Verd Gallego, Ramón Cuevas Rebollo, Jesús Díaz Gómez, Jorge Ferral Sevilla
  • Cliente: Promociones Hábitat
  • Engenharia : Suringeniería
  • Colaboradores: Rafael Jiménez Rodríguez, Rosario Rodríguez Cazorla, Antonio Alonso Campaña, Isabel Jiménez López, Ismael Ferral Sevilla
  • Cidade: Mairena del Aljarafe
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 22 de 28
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa em meio a mudança do ciclo econômico do país após a crise. Era necessário propor um empreendimento imobiliário diferente ao que até então era considerado válido naquela área e incluído em um planejamento parcial obsoleto. Este plano propôs um desenvolvimento por meio de blocos com pátios de ventilação interior onde a orientação das casas ou a organização das áreas livres não era a prioridade.

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 14 de 28
© Jesús Granada

Para modificar esse Plano Parcial, foi necessário elaborar um estudo detalhado no qual foi proposto um tipo diferente de implantação, uma inovação compatível com o atual PGOU que contribuiria para um novo modelo de cidade. Para isso, optamos por uma volumetria mais eficiente e sustentável do que o tradicional bloco “H” com pátio. Baseou-se em duas premissas fundamentais, priorizar a orientação das casas e obter um espaço ao ar-livre de qualidade. 

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 18 de 28
© Jesús Granada
Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 24 de 28
Plantas
Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 2 de 28
© Jesús Granada

O Habitat Boulevard é então considerado um complexo residencial em torno de um espaço livre de escala urbana, um tamanho quadrado equivalente às referências sevilhanas, também conhecido como Pátio de Banderas, localizado próximo ao Alcazar. Em torno desta praça, o edifício está organizado. Aposta-se em um modelo de construção de 12 metros que permite desenvolver residências com ventilação dupla e iluminação com todas as suas salas de estar voltadas para a fachada.

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 3 de 28
© Jesús Granada

Lounges e terraços têm as melhores orientações. Existem três materiais que conferem ao todo sua característica e imagem de identificação. Para a fachada e a treliça dos pátios particulares dentro do bloco foram utilizados tijolos; para a estrutura aparente é escolhida a textura e o acabamento do concreto. Por fim, uma chapa de aço microperfurada com um perfil em ziguezague é usada para compor a treliça das cozinhas e lavanderias.

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 21 de 28
© Jesús Granada
Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 28 de 28
Cortes
Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Imagem 16 de 28
© Jesús Granada

O jogo de luz e sombra na textura desses três materiais confere ao todo uma imagem rica e mutável ao longo do dia, uma textura que evolui com as horas e pela qual o Habitat Boulevard é reconhecido. Essa percepção das texturas também está mudando de acordo com a distância... nas proximidades, você pode ver a execução cuidadosa da telha de tijolo, o toque do concreto ou a geometria em ziguezague da chapa que, com a distância, é diluída como os fios de uma tapeçaria para dar lugar às formas que mostram os grandes volumes do edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. de los Olmos, 58, 41927 Mairena del Aljarafe, Sevilha, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4" [Hábitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4] 21 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925131/habitat-bulevar-gabriel-verd-arquitectos-plus-buro4> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.