Casa em Tsukimiyama / Tato Architects

Casa em Tsukimiyama / Tato Architects - Mais Imagens+ 15

Kōbe, Japão
  • Arquitetos: Tato Architects; Tato Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  69
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shinkenchiku Sha
  • Projeto De Estruturas: Takashi Manda
  • Equipe De Projeto: Takashi Manda, Taijiro Kato
  • Construção: Vico
  • Responsável: Kyoko Sakai
  • Custo Total: 23,500,000 JPY (excluindo custo de projeto)
  • Área Do Terreno: 139.36 ㎡
  • Total De área útil: 117.37 ㎡
  • Projeto: Tato Architects/ Yo Shimada
  • Cidade: Kōbe
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Shinkenchiku Sha

Casa-Pátio

A Casa-Pátio é uma tipologia muito difundida no Japão. Arquitetos como Kazuo Shinohara e a chamada "Escola Shinohara" - a qual é associada ao trabalho de Toyo Ito, Kazunari Sakamoto e Itsuko Hasegawa - se debruçaram sobre o tema, reinventando um dos principais elementos da arquitetura japonesa. Ainda assim, o exemplo mais impressionante de casa-pátio que eu conheci, não havia sido projetada por nenhum grande arquiteto. O piso tinha sido construído sem muito cuidado e com o tempo, a vegetação começou a tomar conta da casa. O mato começou a crescer no chão da cozinha de forma que podíamos jogar o resto do chá na grama sem precisar se levantar da mesa. Era muito difícil definir os limites nesta casa, onde acabava o jardim e onde começava a sala. Desde aquele dia, eu sempre quis criar espaços descontraídos, onde interior e exterior se permeassem quase que de forma natural.

© Shinkenchiku Sha

Para o projeto da Casa em Tsukimiyama, o nosso cliente solicitou um programa pouco usual, ele queria separar o corpo principal da casa, contendo os espaços sociais e íntimos, do banheiro, um anexo em meio ao jardim. No entanto, segundo o código de obras local, todos os espaços da casa deveriam estar incorporados dentro dela, caso contrário deveríamos incluir uma porta de emergência no banheiro. A questão era: como incluir o banheiro dentro do programa da casa sem que ele passasse para o lado de dentro dela. Pensando nisso, decidimos transformar o jardim em pátio, implantando o banheiro no coração da casa e em meio ao pátio. Entre a sala e o pátio, criamos uma porta de vidro de correr deixando o banheiro completamente aberto em meio ao jardim, fechado apenas por uma cortina para proporcionar maior privacidade aos moradores.

Planta
Corte A-A

Como o pátio da casa é coberto, incluímos janelas pivotantes na cobertura para que o espaço interior pudesse ser constantemente ventilado, permitindo o fluxo contínuo de ar fresco e evitando transformar o pátio em uma estufa. Para maximizar este efeito chaminé, instalamos exautores no teto para garantir que o ar circulasse com mais eficiência.

© Shinkenchiku Sha

Ao distribuir o programa da casa de forma longitudinal no terreno em forma de "L", posicionamos o espaço principal da casa entre o jardim externo - que também assume o caráter de um pátio interno por estar cercado pelos edifícios vizinhos - e o pátio interno propriamente dito. A casa-pátio então assume uma posição estratégica entre dois pátios, fazendo com que os moradores se sintam como se estivessem vivendo dentro de um grande jardim.

© Shinkenchiku Sha
© Shinkenchiku Sha

O projeto da Casa em Tsukimiyama deixa claro o enorme potencial da tipologia casa-pátio em meio a densas áreas urbanizadas. O ambiente externo nestas condições, geralmente carece de sombra e ventilação adequada, tornado o espaço de jardim até certo ponto, indesejado. Mas, incorporando o jardim como pátio e assim controlando melhor suas condições de abertura e fechamento, o jardim pode ser um lugar tão confortável quanto o interior da casa. Além disso, o pátio é - em certa medida - um espaço exterior. Aberto, mas ao mesmo tempo passível de ser controlado, fazendo dele um importante elemento de conexão entre o interior e o exterior, entre o espaço público e privado.

© Shinkenchiku Sha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Tsukimiyama / Tato Architects" [House in Tsukimiyama / Tato Architects] 23 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925015/casa-em-tsukimiyama-tato-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.