Casa Kutz / CPDA Arquitectos

Casa Kutz / CPDA Arquitectos

© Tamara Uribe© Tamara Uribe© Tamara Uribe© Tamara Uribe+ 25

Mérida, México
  • Arquitetos: CPDA Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Base de Chukum, Casa Italia, Interalum, Marmoles del Sureste, Skysense
  • Arquiteto Responsável:Juan Pablo Cepeda
  • Equipe De Projeto:Patricia Juarez, Eloisa Queijeiro.
  • Construção:LM Industrias del Sureste
  • Engenharia Estrutural:Leo Marrón Schnabel
  • Projeto De Iluminação:CPDA Arquitectos
  • Projeto De Paisagem:CPDA Arquitectos
  • Cidade:Mérida
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Kutz é uma residência unifamiliar situada dentro do Yucatán Country Club, em Mérida, Yucatán. Projetada para funcionar como casa de veraneio e como um segundo lar para o cliente e sua grande família, o conceito foi fazer um espaço prático, de baixa manutenção, onde fosse possível separar os espaços privados e sociais e funcionar de forma isolada. Em um terreno de 1200 m² de formato trapezoidal, com duas frentes para a rua, a casa conta com 800 m² construídos. Pela casa estar localizada em uma cidade com clima extremo, tomou-se cuidado com todos os detalhes relativos ao isolamento, buscando sempre proteger a casa na orientação oeste e ter aberturas na volumetria de acordo com a trajetória solar, com a intenção de proporcionar ventilação cruzada em todos os espaços, através de terraços e pátios internos.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O projeto se organiza em três volumes orientados ao norte, onde os espaços internos demandados pelo usuário foram configurados de acordo com a relação entre cada um e seu grau de privacidade. No volume nordeste encontra-se o dormitório principal no térreo e os dois quartos secundários no pavimento superior, enquanto no volume sudoeste estão a cozinha e as áreas de serviço no térreo, além de dois dormitórios no andar de cima. Ambos os volumes se ligam ao exterior por meio de uma viga de concreto armado que cria sombra na área de terraço e piscina.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

O volume central, com altura de 8 metros, concentra as áreas públicas, salas de estar e jantar, além do bar, que é o coração da casa. Buscamos a integração com o exterior através desse volume. A ideia era que ele se abrisse para o terraço e tivesse um brise na parte superior para ajudar na circulação de ar e criar um efeito chaminé. Os materiais utilizados em toda a fachada foram paredes duplas de bloco de concreto com acabamento Chukum, que é uma leguminosa predominante em toda a península de Yucatán, de alta durabilidade e pouca manutenção. Da mesma forma, os espaços internos também foram feitos em bloco de concreto com esse acabamento.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe
Cortes Longitudinais
Cortes Longitudinais
© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Ainda em relação aos materiais, os pisos são de mármore travertino em todos os espaços internos e de porcelanato nos externos. Toda a carpintaria é de madeira de tzalam tratada, tanto nas portas, quanto nos closets, para uma maior durabilidade. O percurso interno ordena os espaços privados e públicos, unindo-os por meio de áreas de estar e descanso. A forma externa reflete alguns dos espaços internos, enquanto outros permanecem escondidos, em um jogo de privacidade, buscando refletir essa privacidade nas fachadas sólidas com vizinhos, e abrir-nos com maior permeabilidade ao terraço com a piscina e o jardim.

© Tamara Uribe
© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Kutz / CPDA Arquitectos" [Casa Kutz / CPDA Arquitectos] 18 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924811/casa-kutz-cpda-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.