Centro Polivalente e de Proteção Civil de Norcia / Stefano Boeri Architetti

Centro Polivalente e de Proteção Civil de Norcia / Stefano Boeri Architetti - Mais Imagens+ 4

  • Clientes: “Un aiuto subito. Terremoto Centro Italia 6.0” – Corriere della Sera – TgLA7 Beneficiary Municipality of Norcia
  • Engenharia Estrutural: Ing. Mirko Degano, Ing. Loris Borean
  • Sistemas: Paolo Zuccolo
  • Orçamentista: GAD srl
  • Planejamento Urbano: Sandro Stefanini
  • Parceria: Stefano Boeri
  • Responsável: Corrado Longa
  • Equipe De Projeto: Marco Giorgio, Julia Gocalek, Daniele Barillari, Hana Narvaez
  • Cidade: Nursia
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Giovanni Nardi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Proteção Civil Multifuncional em Norcia foi realizado por Stefano Boeri Architetti como parte de um projeto maior para o desenvolvimento econômico e cultural da área de Norcia e foi criado graças aos fundos arrecadados pelo “Un aiuto subito. Campanha Terremoto Centro Italia 6.0 ”, promovida pelo Corriere della Sera e TG La7.

© Giovanni Nardi

Concebido como um espaço de proteção civil e para garantir à cidade de Norcia um local seguro para os habitantes se reunirem durante emergências de terremotos, o Centro foi construído em pouco mais de três meses e entregue aos moradores em 30 de junho de 2017. Atualmente é usado como um centro multifuncional e destinado a ser usado pela Câmara Municipal e associações locais para relançar suas atividades.

Espalhado por uma área de 450 metros quadrados, o edifício abriga dois salões polivalentes divididos por um bloco de serviço central.

Planta - Pavimento Térreo
Corte Longitudinal

O projeto é caracterizado pela busca de harmonia e continuidade de materiais e formas com as da área circundante. Feito de madeira, a fim de garantir a natureza reversível da obra e com grandes janelas, o edifício é coberto com um telhado inclinado dinâmico, que lembra o contorno sinuoso das Montanhas Sibylline circundantes. Um material com alta resistência e flexibilidade, a madeira responde principalmente à necessidade de uma estrutura de construção anti-sísmica.

© Giovanni Nardi

Mais especificamente, a estrutura do Centro é lamelar revestida por painéis de lariço, um tipo de madeira que, graças ao processo de oxidação, adquire alterações de cor ao longo do tempo que correspondem às tonalidades naturais circundantes. Nos lados opostos, duas fachadas estruturais se alternam, consistindo em grandes janelas com alta resistência sísmica. As cores naturais e a transparência do vidro expressam um desejo de reconciliação simbólica entre o homem e a natureza.

© Giovanni Nardi

A posição geográfica do Centro, uma verdadeira porta de entrada para o “Parco dei 'marcite'” e para o sistema de trilhas beneditinas, garante que o edifício satisfaça a demanda por melhorias ambientais e econômicas e culturais.

© Giovanni Nardi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Norcia, Perusa, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Polivalente e de Proteção Civil de Norcia / Stefano Boeri Architetti" [Multipurpose and Civil Protection Center of Norcia / Stefano Boeri Architetti] 13 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924513/centro-polivalente-e-de-protecao-civil-de-norcia-stefano-boeri-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.