Casa Fio / Zeller & Moye

Casa Fio / Zeller & Moye - Mais Imagens+ 17

Apan, México
  • Arquitetos: Zeller & Moye; Zeller & Moye
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Equipe De Arquitetos: Florence Bassa, Gian Andrea Diana, Omar G. Muñoz, Eduardo Palomino, Santiago Sitten
  • Consultores De Estrutura: Ricardo Camacho
  • Consultores De Instalações: NLZ INSTALA S.A de C.V.
  • Arquitetos Responsáveis: Christoph Zeller, Ingrid Moye
  • Cidade: Apan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Fio é um protótipo de residência rural para climas quentes. Baseada em módulos, a casa toma forma a partir de uma caixa individual que pode ser multiplicada e configurada livremente de acordo com o terreno, o orçamento, ou as necessidades específicas de cada família. O sistema modular permite uma ampla variedade de configurações, tanto horizontais quanto verticais, oferecendo flexibilidade para o crescimento familiar através do tempo.

© Jaime Navarro
Planta - Térreo
© Jaime Navarro

Diferentemente de uma casa tradicional, onde todos os cômodos estão sob um mesmo teto, aqui cada espaço tem seu próprio teto, porta e terraço coberto. Conectando livremente uns aos outros, a interconexão entre as caixas gera uma casa entrelaçada com a paisagem, onde é possível acessar qualquer ambiente a partir do jardim, ao invés do típico acesso por corredores fechados. Os espaços abertos entre os diversos volumes formam pátios com jardins e nichos que trabalham como elementos vitais para a residência. O jardim dessa casa é tão importante para as atividades da vida cotidiana quanto os próprios quartos.

© Jaime Navarro

Esta distribuição adaptável de residência surge a partir da análise de tradições e condições de vida atual dos habitantes locais do campo no México, e estas são traduzidas em uma forma contemporânea. As áreas internas e externas formam a casa em conjunto, através de seus cômodos que se estendem aos terraços e ao jardim, este último responsável por oferecer aos residentes o benefício de um refrescante microclima através da vegetação local, inclusive em situações de alta temperatura.

© Jaime Navarro

Uma série de mobiliários fixos do exterior foi incorporada no jardim como parte funcional da casa, reinterpretada em uma linguagem contemporânea para elementos tradicionais da casa rural mexicana: uma pia de água, um forno a lenha, e uma grande mesa, reforçando, assim, as atividades e tradições locais de seus habitantes. Terraços orientados para a rua permitem a interação social e oferecem a possibilidade de integrar atividades comerciais.

© Jaime Navarro

A configuração básica da casa se compõe de: dois dormitórios, uma cozinha e um banheiro; além dos equipamentos externos: uma pia, um forno e uma mesa com bancos. As janelas e portas são superfícies dobráveis de bambu que permitem tanto a circulação de ar natural constante, quanto o controle do grau de privacidade para cada espaço. Além disso, elas também funcionam como pérgolas geradoras de sombra no exterior, em sua condição aberta.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A estrutura a base de pórticos de concreto oferece proteção em relação a movimentos sísmicos. Estes elementos estruturais são preenchidos com blocos de adobe feitos à mão por locais. Estas paredes de adobe funcionam como isolante térmico ao absorver o excesso de umidade e resfriar o ar interno durante o dia, tornando o projeto um exemplo de arquitetura rural sustentável. 

© Jaime Navarro
Cortes
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fio / Zeller & Moye" [Casa Hilo / Zeller & Moye] 08 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924230/casa-fio-zeller-and-moye> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.