Casa Deck / Architecture Paradigm

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 10 de 37
© ANAND JAJU

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 2 de 37Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 3 de 37Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 4 de 37Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 5 de 37Casa Deck / Architecture Paradigm - Mais Imagens+ 32

Tirupati, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  603
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:ANAND JAJU
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AQUANT, AutoDesk, Daikin, Grundfos, HMG STONES, Legrand, Legrand / Bticino, OYSTER BATH, PICCOLO MOSAIC, Saint-Gobain, Sonance, Trimble, Vitra, Yale
  • Arquitetos Responsáveis: VIMAL JAIN, SANDEEP J, MANOJ LADHAD
  • Equipe De Projeto: PRAJWAL KRISHNA, ARSALAN AHMED, PAVITRA BHONSLE, NIKHAT JAHAN, SHARIFAA SHAHEEN, ANUPAMA PRASAD
  • Clientes: ANJALI AND RAJA NAREN
  • Engenharia: SHEKAR AND COMPANY
  • Paisagismo: DHRUVA ASSOCIATES
  • Estrutura: BASE ENGINEETING SERVICES
  • Colaboradores: UNITED CONSTRUCTIONS
  • Cidade: Tirupati
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 6 de 37
© ANAND JAJU

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Deck está situada nas planícies adjacentes às colinas de Tirumala, em Tirupati. As colinas, parte da cordilheira de Seshachalam, se estendem do leste do local em direção ao sudoeste. O terreno está localizado em uma área residencial, próximo a estrada principal, alinhada a empreendimentos esporádicos. O cliente queria combinar a casa com um espaço social e um escritório para suas necessidades comerciais. O terreno de 1393,5 m² também precisava acomodar uma quadra poliesportiva, um jardim 'Zen' e um riacho, mantendo-se em sintonia com o estilo de vida do cliente.

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 2 de 37
© ANAND JAJU

Devido ao forte sol e calor de Tirupati, a casa fica em uma área compacta, permitindo que a paisagem e o jardim abranjam a casa. A lógica do projeto está na criação de dois blocos distintos, interligados por um grande espaço para refeições e unidos por um teto flutuante. Os dois blocos operam como zonas distintas, uma abrigando os quartos e banheiros e a outra mantendo as áreas coletivas, como a cozinha e os espaços de lavanderia. Mudanças sutis nos planos de piso articulam variações de volumes e proporcionam diferença entre os vários espaços programáticos. A estratégia espacial de dois blocos distintos, com uma paisagem articulada entre os espaços, permite uma comunicação perfeita entre os vários espaços programáticos da casa. Essa estratégia faz alusão às casas tradicionais com pátios, encontradas nas partes do sul da Índia, e que fornecem uma conexão coesa crucial para uma residência.

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 3 de 37
© ANAND JAJU

Outro nível definitivo de operação que informa o aspecto visual e performativo da casa é a maneira como o 'perímetro' foi tratado. No oeste, quartos e banheiros são revestidos por um sistema de persianas de madeira que proporcionam alívio e contato com o mundo exterior. No norte e leste em direção à frente, o grande deck e seu telhado funcionam como um elemento acolhedor e unificador da casa. A presença das colinas é sentida a partir do mirante ao norte, o qual aumenta o interesse e fornece especificidade ao edifício e seus elementos. Esse espaço em conecta a área da família e o salão do escritório ao exterior e atua como um local de hospedagem para reuniões de negócios. Uma escada em espiral na frente da casa antes da porta principal indica a ambiguidade e a premissa da casa. A entrada para a casa em si é um 'não lugar', uma pausa mediando o interior e o exterior.

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 5 de 37
© ANAND JAJU
Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 31 de 37
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 34 de 37
Corte

A articulação do material reforça as condições diferenciais dos vários espaços programáticos. Os níveis mais baixos são revestidos com calcário, dando a aparência de um contêiner enraizado no terreno. Por outro lado, um volume de concreto paira sobre esse contêiner revestido e articula uma condição em que os dois blocos distintos encontram o mundo exterior. As molduras de madeira revestidas, formando o volume do home theater do lado de fora no primeiro pavimento, expressam um volume empoleirado entre os dois blocos. O plano de concreto oferece uma oportunidade de ocupação e cobertura contra o sol forte. Um sistema de nervuras em intervalos estreitos mantém o volume em balanço e fornece a proteção térmica necessária.

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 18 de 37
© ANAND JAJU

Jardins e elementos da paisagem são vistos como extensões de espaços de convivência. O corpo d'água, o gramado, o jardim zen e a quadra de jogo são colocados de maneira estriada, distintos um do outro, de leste a oeste. Somente o corpo d'água flui do oeste para o leste e se sobrepõe a diferentes zonas. Uma estátua de Buda feita por estudantes da escola de artes local fica serena em uma plataforma levitada. Rochas para o jardim zen foram encontradas no local e reposicionadas. E, assim como a rocha, o jardim e o resto da casa, com seus materiais e aberturas, são considerados artefatos onde a natureza e o tempo marcarão sua história.

Casa Deck / Architecture Paradigm - Imagem 4 de 37
© ANAND JAJU

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Deck / Architecture Paradigm" [The Deck House / Architecture Paradigm] 08 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924131/casa-deck-architecture-paradigm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.