Apartamento Varanda / Estúdio Chão

Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Mesa, Prateleira, SofáApartamento Varanda / Estúdio Chão - Mesa, VigaApartamento Varanda / Estúdio Chão - Mesa, Janela, CadeiraApartamento Varanda / Estúdio Chão - Prateleira, Mesa, Viga, CadeiraApartamento Varanda / Estúdio Chão - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Estúdio Chão; Estúdio Chão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Clear esquadrias de vidro, FOREX, Roberto Machado Marcenaria
  • Construção: Vinicius Reenge, Reenge Consultoria e Construtora
  • Marcenaria: Roberto Machado Marcenaria
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Pedro Coutinho, Adriano Carneiro de Mendonça
  • Cidade: Leblon
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Janela, Viga
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando fomos convidados a unir os dois apartamentos em um só, havia um deles já com a sala junta e uma viga exposta muito interessante, e o outro apartamento ainda em sua forma original, todo subdividido.  O desafio de unir os dois sem parecer que seriam dois aptos e a união de todas as infraestrutura do prédio se tornaram um desafio.  Ao invés de transformar o novo apartamento em uma planta convencional, optou-se em transformar a sala central o meio de toda a casa, um grande vazio.

Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Mesa, Sofá, Prateleira, Cadeira, Viga
© André Nazareth
Planta
Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Cadeira
© André Nazareth

A palavra era abrir.  A sala como um grande espaço unificado conectando todos os ambientes mais privados da casa, quartos,  banheiros e cozinha.  Eliminou-se todos os tipos de corredores e espaços somente de circulação, a nosso ver sem caráter.  Pensamos como uma casa colonial brasileira onde o vazio conecta todos os ambientes de forma relaxada e sem separações funcionais claras.  Quartos de ambos os lados da sala, um lado a suíte principal, e do outro os outros dois quartos da casa.  

Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Cadeira, Mesa, Prateleira, Viga
© André Nazareth

A planta aberta desvela a estrutura original do edifício, deixada em concreto aparente, e tira partido da forma em “v” das mãos-francesas existentes como delimitações espaciais que geram espaços laterais mais íntimos.  As vigas se tornam esses elementos de “divisão” funcional da sala, conformando espaços menores dentro do grande vazio da sala tal como a sala de jantar, escritório e sala de tv.

Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Mesa, Iluminação, Cadeira, Dormitório
© André Nazareth

As estantes de madeira e a coleção que reúne peças clássicas e modernas de design brasileiro criam um ambiente familiar e aconchegante. A estante de madeira de 8metros de comprimento traz a sala o aconchego necessário para que o espaço grande fique acolhedor.  A sensação de se estar numa casa de sítio é surpreendida pela vista do mar e do maciço do Dois Irmãos que invadem a casa e transformam a sala em uma grande varanda, ampla, ensolarada, arejada, aberta.

Apartamento Varanda / Estúdio Chão - Prateleira, Mesa, Viga, Cadeira
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Conde Sigaud - Rua Engenheiro Cortês Sigaud, 105 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22450-150, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Varanda / Estúdio Chão" 03 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924097/apartamento-varanda-estudio-chao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.