Apartamento MRB / VOA Arquitetura

Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Janela, Bancada, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaApartamento MRB / VOA Arquitetura - Mesa, CadeiraApartamento MRB / VOA Arquitetura - Madeira, Tijolo, VigaApartamento MRB / VOA Arquitetura - Janela, Cadeira, Mesa, Bancada, Prateleira, VigaApartamento MRB / VOA Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: VOA Arquitetura; VOA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Renzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Cremme, Dpot, Lumion, Portobello Shop, Trimble Navigation, reka iluminacao
Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Mesa, Sofá, Iluminação, Cadeira
© Rafael Renzo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início em uma fase muito importante para a jovem família, que estava prestes a aumentar. Devido a este momento para os clientes, o lar da família também precisava expandir e se transformar, nos fazendo repensar toda a planta original. O apartamento de 230m² era composto por diversos pequenos ambientes com chanfros e cantos mal aproveitados, portanto o ponto de partida para o projeto foi demolir as paredes e integrar os ambientes ao seu máximo potencial. Pelo fato da sala estar em um nível diferente da cozinha e dos quartos, os ambientes ficam integrados, mas visualmente existe uma barreira, determinando a função de cada ambiente.

Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Janela, Cadeira, Mesa, Bancada, Prateleira, Viga
© Rafael Renzo
Planta - Layout
Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Janela, Bancada, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Rafael Renzo

A materialidade do projeto foi um ponto amplamente discutido e desenvolvido ao longo do processo e o resultado foi um meio termo entre tons claros e escuros e diferentes texturas introduzidas aos ambientes. Na sala de estar os tons claros predominam, onde o conforto e aconchego eram primordiais, resultando em um ambiente leve e clean. A estante é o elemento de transição entre a sala e a cozinha, suavizando os contrastes entre ambas, uma vez que os gabinetes em madeira ebanizada e a pedra cinza são os focos escuros do projeto.

Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Mesa, Iluminação, Cadeira, Viga
© Rafael Renzo

Ainda na linha dos contrastes, a mescla do tijolinho original com o tijolinho pintado branco foi uma maneira de demarcar a entrada da casa e suavizar o trajeto com a transição para branco. Os chanfros e quinas que anteriormente atrapalhavam e eram mal aproveitados, hoje são espaços de contemplação e lazer para a família, como o banco da varanda e a bancada voltada para a vista, algo muito desejado pelos clientes por para eles remete à um aconchegante café, mas dentro de casa.

Apartamento MRB / VOA Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Rafael Renzo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MRB / VOA Arquitetura" 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923939/apartamento-mrb-voa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.