Residência Pindaibeiras / Pablo Lanza Arquitetura + André Scarpa

Residência Pindaibeiras / Pablo Lanza Arquitetura + André Scarpa

© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa© André Scarpa+ 35

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  858
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acciaio Construções Metálicas, Beto Koplel, Cordova Paisagismo, Dedicatto, Dpot, Estúdio Bola, Etel, GPS, Madeireira Santa Rita, Mel Kawahara, REKA, Samuel Lamas, Scaravelli e Savioli, Solar Job, Soludimper, Trip´Studio, Uniflex, Viprimax
Mais informaçõesMenos informações
© André Scarpa
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno amplo com vistas privilegiadas permitiu que a residência se desenvolvesse num único piso. Apenas o quarto principal fica em balanço sobre o aclive em direção ao lago adjacente. A fachada para a rua é composta por volumes horizontais baixos, acomodados de acordo com a forma do terreno. A extensa lateral do volume dos quartos é revestida por um brise em cumaru que filtra a luz ao mesmo tempo que garante privacidade.

© André Scarpa
© André Scarpa
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© André Scarpa
© André Scarpa

O acesso principal se dá pelo bloco social, onde o espaço amplo é organizado por uma estante em madeira e serralheria. O espaço de estar abre-se para uma ampla varanda que por sua vez, se conecta de maneira franca com a cozinha. A sala de TV, mais reservada, promove a articulação entre área social e dormitórios, onde uma marcenaria única em curupixá integra armários e portas dos quartos, conformando um corredor também aberto para o exterior. As áreas de serviço e a residência do caseiro garantem privacidade situando-se junto ao único vizinho adjacente.

© André Scarpa
© André Scarpa
Corte
Corte
© André Scarpa
© André Scarpa

Toda a estrutura foi concebida em pilares e vigas metálicas aparentes.  Os fechamentos exteriores são compostos por caixilhos de alumínio e vidro, além da alvenaria e trechos revestidos de madeira. Privilegiou-se o uso de materiais em seu estado natural tendo intenção de garantir baixa manutenção. Com máximo aproveitamento da luz natural durante o dia, o projeto luminotécnico é composto maioritariamente por iluminação indireta.

© André Scarpa
© André Scarpa

Em uma linha de baixo impacto ambiental, a residência conta com captação e reuso de águas pluviais, produção integral de energia através de painéis fotovoltaicos, aquecimento de água por placas solares além de automação para iluminação, condicionamento térmico e irrigação. Todo mobiliário escolhido foi concebido por designers brasileiros.

© André Scarpa
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pindaibeiras / Pablo Lanza Arquitetura + André Scarpa" 29 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923878/residencia-pindabeirais-pablo-lanza-arquitetura-plus-andre-scarpa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.