Introdução à Estética do século 20

O curso se propõe a introduzir os alunos a cinco dos mais relevantes pensadores da Estética da primeira metade do século 20. Começaremos com uma exposição a respeito da constituição da Estética como disciplina filosófica. Em seguida, veremos como Benjamin, Bataille e Merleau-Ponty, no campo da filosofia, e Argan e Greenberg, no campo da crítica e da história da arte, acompanharam com perspicácia e originalidade as transformações pelas quais passou a arte ocidental a partir do advento das vanguardas e da emergência da indústria cultural. Considerando essas duas experiências radicais, que modificaram nossa relação com as imagens e com o universo do sensível em geral, vamos observar como se movimentaram esses autores e qual o alcance e a pertinência de seus escritos nos dias de hoje.

OBJETIVOS
- Apresentar cinco autores fundamentais da Estética da primeira metade do século 20.
- Desenvolver estratégias de leitura e interpretação de textos filosóficos.
(Não é necessário conhecimento prévio dos autores estudados.)

AULAS
1. O nascimento da Estética na filosofia do século 18
2. Estética e História da Arte na virada do século 19 para o 20: confluências e desencontros
3. Walter Benjamin: a destruição da aura
4. Walter Benjamin: após o fim da aura
5. Maurice Merleau-Ponty: pintura e pensamento
6. Maurice Merleau-Ponty: a linguagem silenciosa das artes
7. Clement Greenberg e Giulio Carlo Argan: a Estética na crítica de arte moderna
8. Clement Greenberg e Giulio Carlo Argan: forma artística e experiência social
9. Georges Bataille: desorganizar a cultura
10. Georges Bataille: arte e soberania

SOBRE O PROFESSOR
Ruy Luduvice é doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo e coordenador de pesquisa do Videobrasil. Graduou-se em filosofia pela mesma instituição, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre. Mestre em filosofia pela USP, defendeu a dissertação “Espelhos e abismos: autoria, erotismo e primitivismo em Louise Bourgeois”. Dedica-se atualmente à crítica de arte de Georges Bataille. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Introdução à Estética do século 20" 28 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923866/introducao-a-estetica-do-seculo-20> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.