Casa de Pedra / NOMO STUDIO

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 2 de 47Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 3 de 47Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 4 de 47Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 5 de 47Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: NOMO STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joan Guillamat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Balay, Roca, Technal
  • Arquitetos Responsáveis: Alicia Casals San Miguel
  • Equipe De Projeto: Karl Johan Nyqvist, Mira Botsewa, Jennifer Mendez
  • Clientes: Privado
  • Paisagismo: Cristina Gil de Biedma & Bárbara Saavedra
  • Colaboradores: Arquitetos técnicos Mus&Segui
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 32 de 47
© Joan Guillamat

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Pedra está localizada em uma ladeira orientada para a costa norte de Menorca, Espanha. A fachada foi construída com a técnica e o material típicos utilizados nas paredes tradicionais de pedra que dividem os terrenos agrários da ilha. Sua sequência de planos de pedra (fachadas e cercas) dilui os limites entre arquitetura e paisagem. Esta simbiose é reforçada pelo fato de que a pedra para a fachada foi obtida pela escavação local dos materiais para a construção.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 35 de 47
© Joan Guillamat

O programa consiste em seis dormitórios, salas de estar e jantar, cozinha, garagem e ambientes auxiliares. Todos eles se organizam ao redor de um magnífico espaço de pé-direito duplo que conecta, tanto física quanto visualmente, seus dois pavimentos. Graças a uma grande sequência de janelas superiores, este espaço atua como uma entrada de luz no centro da casa, permitindo banhar todos os ambientes de luz natural apesar da grande profundidade da planta. A circulação interna gira ao redor deste vazio, evitando corredores escuros e ativando o centro da casa.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 22 de 47
© Joan Guillamat
Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 8 de 47
© Joan Guillamat

Desde seu alpendre de 100 m2, é possível contemplar as impressionantes falésias de Menorca. Este espaço entre interior e exterior funciona como uma extensão da cozinha, salas de estar e jantar e é onde a maior parte dos encontros sociais acontece. Também pode ser entendido como um grande espaço genérico que permite configurações flexíveis, ao mesmo tempo que une e interliga as diferentes áreas de uso diário como um limiar entre arquitetura e natureza. Graças a seu envidraçamento duplo, este espaço funciona como um amortecedor térmico, transformando-se nos meses temperados em uma acolhedora galeria, no verão em uma varanda fresca e sombreada, e no inverno em uma câmara isolante de ar quente. No jardim, oliveiras silvestres e vegetação local rodeiam uma grande plataforma com piscina revestida internamente em pedra cinza.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 40 de 47
Planta - Térreo
Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 42 de 47
Corte AA

O desejo explícito do cliente de adotar referências das arquiteturas local e tradicional supôs também o desafio de não cair na pura réplica. A composição de fachada responde a uma reinterpretação dos costumes locais de demarcar as janelas e esquinas com cores claras. Desta forma, cria-se um patchwork geométrico de reboco branco-quebradiço e pedra bege. Finos caixilhos de aço inoxidável se projetam para além do plano da fachada para proteger as janelas do sol direto e suportar os portões de madeira. Para enfatizar o contraste entre a grossura da fachada e a leveza dos elementos de aço, todas as janelas se alinham à face interna da parede e seus caixilhos são invisíveis do exterior da fachada, criando a ilusão de profundas aberturas na fachada de pedra.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 36 de 47
© Joan Guillamat

De forma similar à paleta de cores terrosas da fachada, os interiores são uma combinação de piso de concreto polido de cor areia, paredes caiadas, carpintaria de madeira de pinho e vigas de madeira com esmalte branco. Estes materiais naturais criam um ambiente acolhedor e fresco dentro da gama dos tons pastéis. Toda a carpintaria de móveis de cozinha e armários embutidos foram feitos sob medida por um carpinteiro local. Detalhes, como a escada sólida em balanço com iluminação integrada no corrimão, criam um diálogo interessante entre arquitetura tradicional e contemporânea. Cozinha, armários, estantes e nichos também foram construídos com madeira, mantendo a simplicidade como fio condutor. Além disso, projetou-se uma iluminação indireta controlada e regulável para toda a casa, evitando colocar luminárias aparentes em paredes e cobertura.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 31 de 47
© Joan Guillamat

Inspirada na robustez e compacidade da arquitetura ancestral, mas utilizando sistemas de construção contemporâneos, esta casa cumpre com os padrões mais exigentes de sustentabilidade. Seu envoltório, muito bem isolado, a proporção controlada entre sólido e vidro, e seus sistemas de proteção solar flexíveis, garantem uma temperatura interna agradável durante todo o ano.

Casa de Pedra / NOMO STUDIO - Imagem 10 de 47
© Joan Guillamat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Pedra / NOMO STUDIO" [Casa de Piedra / NOMO STUDIO] 27 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923330/casa-de-pedra-nomo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.