Mulheres Negras na Arquitetura: Pioneirismo e Contemporaneidade

O projeto Arquitetas Negras surgiu da necessidade de dar visibilidade à produção das arquitetas negras brasileiras. A partir do mapeamento da produção destas arquitetas, está sendo construída uma plataforma tanto de pesquisa, quanto de contratação de serviços de arquitetura pelo brasil todo.

A proposta do livro Arquitetas Negras vol.1 veio como a primeira ação do projeto que estimula e dinamiza a produção de arquitetas negras em âmbito nacional. Tudo isto de forma inédita uma vez que não possuímos publicações que se propõem a tratar de inclusão racial e de gênero no âmbito da arquitetura e do urbanismo em território nacional.

Para celebrar o lançamento do livro, o projeto propõe um dia de reflexões e debates acerca da importância do papel das arquitetas negras na construção da cidade.

DIA 22 DE AGOSTO

Mesa 1: Mulher Negra e o fazer arquitetura – 15:30
Análise sobre a produção arquitetônica e urbanista feminina e negra no brasil. Seus desafios e possíveis diretrizes para ampliação da atuação na sociedade.
Mediadora: Stephanie Ribeiro.
Participação: Michele Wharton, Gabriela de Matos.

Mesa 2: Olhares e experiências afro diaspóricas na cidade -17:30
Práticas decoloniais como meios de transformação da cidade.
Mediadora: Maria Clara Araújo.
Participação: Maria Luiza Barros, Gabriela Gaia e Maíra Feenandes.

Mesa 3: Territórios e resistências - 19:30
Contra narrativas da ocupação negra na cidade.
Mediadora: Esmeralda Ribeiro.
Participação: Vilma Patrícia, Tainá de Paula e Lisandra Mara.

Lançamento do Livro Arquitetas Negras vol.1 – 21:00

DIA 23 DE AGOSTO

Maratona de Projeto - 14:00 - 22:00
Tema: Projeto da Sede do Coletivo Preto Império da Brasilândia - SP

Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista. Graduou-se pela FAU da PUC-MG e especializou-se pela UFMG em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído. É fundadora do projeto Arquitetas Negras e atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Assina o editorial do livro Arquitetas Negras vol.1.

Stephanie Ribeiro é arquiteta, escritora e feminista negra. Já teve seus textos postados em diversos portais entre eles o Huffington Post. É colunista da revista Marie Claire desde 2017.

Michele Wharton atua na área de arquitetura, construção e decoração há 15 anos, graduada na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, teve grande experiência profissional na Gerenciadora de obras BW ENGENHARIA. Em 2004 abre seu escritório próprio o Studio MW arquitetura e Design.

Maria Clara Araújo é a primeira travesti graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, aluna transferida para a graduação em Pedagogia da PUC-SP, articuladora política das questões de mulheres e da população LGBTQIA+ na Mandata Quilombo da Deputada Estadual/SP Erica Malunguinho, pesquisadora em teoria curricular com ênfase em pedagogias antirracistas e decoloniais e colaboradora das blogueirasnegras.org e almapreta.com.

Joice Berth é arquiteta e urbanista, pós graduada em Direito Urbanístico pela PUCMG pesquisadora sobre questões raciais e gênero, colunista do portal Justificando e do Site Nó de oito. Autora do livro O Que é Empoderamento da Coleção Feminismos Plurais.

Maria Luiza Barros é arquiteta e urbanista, pós graduada em Docência no Ensino Superior e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espirito Santo. Atua no segmento de território, cultura e linguagens. É integrante do Cidade Quintal, laboratório de práticas urbanas criado na cidade de Vitória-ES.

Esmeralda Ribeiro é jornalista e faz parte da Geração Quilombhoje, que atua nos movimentos de combate ao racismo e na construção de uma ‘Literatura Negra’, a partir do resgate da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras.

Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista Patrimônio Cultura pela FIOCRUZ e Mestre em Urbanismo pela UFRJ. É membra da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades. É Conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos da Fundação Bento Rubião e da ONG Rede Nami. Representante no Brasil do Bissexual Resource Center. Integra os coletivos #partidA feminista e Intelectuais Negras Zacimba Gaba.

Vilma Patrícia é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestranda na Universidade Federal da Bahia (PPGAU UFBA). Atualmente é arquiteta voluntária em três terreiros de candomblé das nações Jeje, Angola e Ketu e atua também como servidora pública federal na Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia. É membra do grupo de pesquisa Etnicidades na FAUFBA de 2013 até os dias atuais.

Gabriela Leandro Gaia é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado pela Universidade Federal da Bahia. Em 2017 foi vencedora do Premio de Teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, com o trabalho “Corpo, discurso e território: Cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”. Atualmente é professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa Lugar Comum.

Lisandra Mara é arquiteta e Urbanista pela PUC Minas e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Ativista em lutas pelo direito à cidade, é membra dos coletivos Habite a Política e Dona Vilma Fica. É arquiteta da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), integra a equipe de parcelamento do solo e regularização jurídica e a comissão de regulamentação e inovação na Política Municipal de Habitação.

Livre. Grátis. Inscrições >> CLIQUE AQUI

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Mulheres Negras na Arquitetura: Pioneirismo e Contemporaneidade" 20 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923315/mulheres-negras-na-arquitetura-pioneirismo-e-contemporaneidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.