Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Mulheres Negras na Arquitetura: Pioneirismo e Contemporaneidade

Mulheres Negras na Arquitetura: Pioneirismo e Contemporaneidade

O projeto Arquitetas Negras surgiu da necessidade de dar visibilidade à produção das arquitetas negras brasileiras. A partir do mapeamento da produção destas arquitetas, está sendo construída uma plataforma tanto de pesquisa, quanto de contratação de serviços de arquitetura pelo brasil todo.

A proposta do livro Arquitetas Negras vol.1 veio como a primeira ação do projeto que estimula e dinamiza a produção de arquitetas negras em âmbito nacional. Tudo isto de forma inédita uma vez que não possuímos publicações que se propõem a tratar de inclusão racial e de gênero no âmbito da arquitetura e do urbanismo em território nacional.

Para celebrar o lançamento do livro, o projeto propõe um dia de reflexões e debates acerca da importância do papel das arquitetas negras na construção da cidade.

DIA 22 DE AGOSTO

Mesa 1: Mulher Negra e o fazer arquitetura – 15:30
Análise sobre a produção arquitetônica e urbanista feminina e negra no brasil. Seus desafios e possíveis diretrizes para ampliação da atuação na sociedade.
Mediadora: Stephanie Ribeiro.
Participação: Michele Wharton, Gabriela de Matos.

Mesa 2: Olhares e experiências afro diaspóricas na cidade -17:30
Práticas decoloniais como meios de transformação da cidade.
Mediadora: Maria Clara Araújo.
Participação: Maria Luiza Barros, Gabriela Gaia e Maíra Feenandes.

Mesa 3: Territórios e resistências - 19:30
Contra narrativas da ocupação negra na cidade.
Mediadora: Esmeralda Ribeiro.
Participação: Vilma Patrícia, Tainá de Paula e Lisandra Mara.

Lançamento do Livro Arquitetas Negras vol.1 – 21:00

DIA 23 DE AGOSTO

Maratona de Projeto - 14:00 - 22:00
Tema: Projeto da Sede do Coletivo Preto Império da Brasilândia - SP

Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista. Graduou-se pela FAU da PUC-MG e especializou-se pela UFMG em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído. É fundadora do projeto Arquitetas Negras e atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Assina o editorial do livro Arquitetas Negras vol.1.

Stephanie Ribeiro é arquiteta, escritora e feminista negra. Já teve seus textos postados em diversos portais entre eles o Huffington Post. É colunista da revista Marie Claire desde 2017.

Michele Wharton atua na área de arquitetura, construção e decoração há 15 anos, graduada na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, teve grande experiência profissional na Gerenciadora de obras BW ENGENHARIA. Em 2004 abre seu escritório próprio o Studio MW arquitetura e Design.

Maria Clara Araújo é a primeira travesti graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, aluna transferida para a graduação em Pedagogia da PUC-SP, articuladora política das questões de mulheres e da população LGBTQIA+ na Mandata Quilombo da Deputada Estadual/SP Erica Malunguinho, pesquisadora em teoria curricular com ênfase em pedagogias antirracistas e decoloniais e colaboradora das blogueirasnegras.org e almapreta.com.

Joice Berth é arquiteta e urbanista, pós graduada em Direito Urbanístico pela PUCMG pesquisadora sobre questões raciais e gênero, colunista do portal Justificando e do Site Nó de oito. Autora do livro O Que é Empoderamento da Coleção Feminismos Plurais.

Maria Luiza Barros é arquiteta e urbanista, pós graduada em Docência no Ensino Superior e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espirito Santo. Atua no segmento de território, cultura e linguagens. É integrante do Cidade Quintal, laboratório de práticas urbanas criado na cidade de Vitória-ES.

Esmeralda Ribeiro é jornalista e faz parte da Geração Quilombhoje, que atua nos movimentos de combate ao racismo e na construção de uma ‘Literatura Negra’, a partir do resgate da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras.

Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista Patrimônio Cultura pela FIOCRUZ e Mestre em Urbanismo pela UFRJ. É membra da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades. É Conselheira do Centro de Defesa e Direitos Humanos da Fundação Bento Rubião e da ONG Rede Nami. Representante no Brasil do Bissexual Resource Center. Integra os coletivos #partidA feminista e Intelectuais Negras Zacimba Gaba.

Vilma Patrícia é arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestranda na Universidade Federal da Bahia (PPGAU UFBA). Atualmente é arquiteta voluntária em três terreiros de candomblé das nações Jeje, Angola e Ketu e atua também como servidora pública federal na Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia. É membra do grupo de pesquisa Etnicidades na FAUFBA de 2013 até os dias atuais.

Gabriela Leandro Gaia é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado pela Universidade Federal da Bahia. Em 2017 foi vencedora do Premio de Teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, com o trabalho “Corpo, discurso e território: Cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”. Atualmente é professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa Lugar Comum.

Lisandra Mara é arquiteta e Urbanista pela PUC Minas e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Ativista em lutas pelo direito à cidade, é membra dos coletivos Habite a Política e Dona Vilma Fica. É arquiteta da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), integra a equipe de parcelamento do solo e regularização jurídica e a comissão de regulamentação e inovação na Política Municipal de Habitação.

Livre. Grátis. Inscrições >> CLIQUE AQUI

Sobre este autor
Cita: "Mulheres Negras na Arquitetura: Pioneirismo e Contemporaneidade" 20 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923315/mulheres-negras-na-arquitetura-pioneirismo-e-contemporaneidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.