Pratt Institute, Higgins Hall / Steven Holl Architects

Pratt Institute, Higgins Hall / Steven Holl Architects - Mais Imagens+ 29

  • Clientes: The Pratt Institute
  • Engenharia: Robert Silman Associates
  • Complementares: Ove Arup
  • Consulto De Iluminação: Arc Lighting Design
  • Arquitetos Locais: Rogers Marvel Architects
  • Arquitetos Responsáveis: Steven Holl, Tim Bade
  • Equipe De Projeto: Martin Cox, Annette Goderbauer, Erik Fenstad Langdalen, Makram El-Kadi
  • Cidade: Brooklyn
Mais informaçõesMenos informações
© Andy Ryan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Central Higgins Hall, projetada por Steven Holl Architects, é o mais novo anexo do Pratt Institute no Brooklin, Nova Iorque. Inserido entre dois edifícios históricos, onde antes existia um terceiro volume, o novo Higgins Hall é um elemento de conexão, um edifício criado para solucionar o desnível e integrar o programa de dois blocos previamente independentes. O desalinhamento entre os níveis destes edifícios é expresso conscientemente na nova fachada translúcida do Higgins Hall, uma “zona dissonante” que rompe com a linearidade do conjunto e chama à atenção para a nova entrada monumental na escola. Junto com estes dois edifícios industriais, o novo Central Hall reconstrói a volumetria original deste conjunto fabril do Brooklin, delineando uma planta em “H” e incorporando um novo pátio de acesso. Estas duas novas praças, voltadas para o leste e oeste, foram pavimentadas utilizando os mesmo tijolos vermelhos - recuperados do incêndio que destruiu parte do conjunto em 1996 - que caracterizam a identidade formal do complexo industrial do Pratt Institute de Nova Iorque.

© Paul Warchol

A partir do novo Higgins Hall, é possível aceder diretamente aos dois pátios opostos: aquele à leste, com vistas para o exuberante jardim interior, e aquele à oeste, incorporado à fachada principal do Instituto que faz frente à St. James Place. Atravessando este espaço público, o novo volume concebido por Steven Holl se apoia delicadamente sobre seis pilares pré-moldados de concreto. As subsequentes vigas e colunas de aço que dão forma à tectônica do edifício foram pré-fabricadas no Canadá, enquanto a fachada translúcida é composta por perfis "U" de vidro estrutural.

© Andy Ryan

O sistema de fachada também incorpora um isolamento branco translúcido que protege os espaços interiores das rigorosas temperaturas tanto no inverno quanto no verão. Momentaneamente, a translucidez deste volume é interrompida na zona de dissonância, transparecendo os desníveis e a profundidade do espaço através de suas janelas de vidro comum. A função prática deste edifício, de ajustar os desalinhamentos e desníveis de seus volumes opostos, é devidamente expressa em suas fachadas. A medida que o edifício ganha altura, o desalinhamento também cresce, partindo de poucos centímetros nos primeiros pavimentos até quase dois metros no quarto e último nível. A remodelação da Escola de Arquitetura do Pratt Institute e o novo edifício do Center Higgins Hall, parece ser a última colaboração do diretor Thomas Hanrahan, o qual esteve à frente da instituição por mais de vinte anos.

© Andy Ryan

Ao longo de sua administração, a Escola de Arquitetura praticamente dobrou de tamanho, atendendo atualmente mais de 1000 alunos. Pela primeira vez em sua história, as alas norte e sul do Pratt Institute funcionarão inteiramente conectadas, o que significa também, que a a Escola de Arquitetura agora conta com uma única entrada principal, intimamente conectada com o espaço público e a vida do bairro onde está inserida. Além disso, o novo edifício abriga uma série de novos espaços funcionais: como novos estúdios de design, salas de aula e escritórios multimídia, contando ainda com o novo acesso e edifício de recepção, um novo auditório e a nova Galeria de Arquitetura Robert H. Siegel.

© Steven Holl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pratt Institute, Higgins Hall / Steven Holl Architects" [Pratt Institute, Higgins Hall Insertion / Steven Holl Architects] 19 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922673/pratt-institute-higgins-hall-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.