Edifício tajín 417 / Cometrue

© Onnis Luque

Edifício tajín 417 / Cometrue - Mais Imagens+ 26

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Cometrue; Cometrue
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1860
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Helvex, Mabe, Rotoplas, Tecnorampa, Teka, Tuboplus, VALVO
  • Colaboradores: Carlos Hernández Fernández.
  • Cálculo Estrutural: Juán F. Heredia Mellado.
  • Obra Civil: Adán Cortés Gaytán.
  • Instalações: Pedro López, Guillermo López.
  • Acabamentos: Manuel Romero.
  • Arquiteto Responsável: Jaime Miranda González
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, localizado na colônia de Narvarte, apresentada diversos desafios, como sua disposição em "L" e seu recuo reduzido tendo que viabilizar apartamentos "internos" atrativos para os clientes. Como recursos, implementamos o uso de vegetação e celosías para gerar um jogo de luzes e sombras que cria espaços melhores. O desenho foi elaborado respeitando o uso do solo, que permitia 4 pavimentos habitacionais com 11 apartamentos e um semi-subsolo de estacionamento.

© Onnis Luque
Corte
© Onnis Luque

Varandas ou pátios em cada um dos apartamentos foram eixos de orientação para o desenho, com o objetivo de facilitar a interação do usuário com o exterior. A área das varandas vai de 7 a 20 metros quadrados, e os pátios chegam a alcançar os 40 metros quadrados. Os apartamentos têm uma disposição de "molares", pois em um mesmo andar há variações no nível de chegada, criando percursos e leituras espaciais mais ricas.

© Onnis Luque

Os pés-direitos dos apartamentos variam. Escolhemos três distâncias diferentes de piso acabado a piso acabado, 3,00, 3,30 e 3,60 metros, facilitadas pelo conceito de disposição dos apartamentos. As estâncias, que são grandes espaços onde unificamos salas de estar, jantar e cozinha, foram resolvidas estruturalmente através de uma laje nervurada, que optamos por manter aparente. Outro recurso que implementamos foi o uso de bancadas de cozinha móveis com a ideia de tornar a cozinha um ambiente mais versátil.

© Onnis Luque
Planta
© Onnis Luque

A incorporação de vegetação também é fundamental em nosso conceito, já que ela gera espaços mais saudáveis, com conforto e atrativos enquanto espaços de convivência, gerando tecidos sociais. Nossos espaços tem acabamentos simples, duradouros, de cores neutras, que permitem a apropriação dos usuários.

© Onnis Luque

Em termos estruturais, o edifício foi resolvido através de pilhas de fundação, um volume de concreto armado que funciona como estacionamento, laje de transição no qual se apoiam os apartamentos com muros de carga em concreto armado. O sistema de pisos foi pensado a partir das lajes nervuradas e em partes menores com nervuras de poliestireno extrudado e camada de compressão.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tajín 417, Narvarte Oriente, 03020 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício tajín 417 / Cometrue" [Edificio tajín 417 / Cometrue] 18 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922498/edificio-tajin-417-cometrue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.