Capela San Francisco / PARALELA

Capela San Francisco / PARALELA - Mais Imagens+ 18

Melipilla, Chile
  • Arquitetos: PARALELA; PARALELA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, DVP, Femoglas, Instapanel, Louisiana Pacific
  • Conselho De Viabilidade: Martín Hurtado (arquiteto), Mario Wagner (engenheiro estrutural)
  • Chefes De Construção: Fernando Ulloa (Aluno de Construção Civil UC), Cristóbal Claro (Aluno de Arquitetura UC)
  • Construtores: Voluntarios universitarios de diversas carreras
  • Cliente: Proyecto Capilla País, Pontificia Universidad Católica de Chile
  • Arquitetos Responsáveis: José di Girolamo, Raimundo Salgado, David Meza, Martín Correa, Trinidad Amenábar, José Manuel Arteaga (Aluno de arquitetura UC)
  • Cidade: Melipilla
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto do projeto Capilla País, durante as primeiras semanas do verão de 2019, mais de 500 voluntários universitários se deslocaram para diversos locais do Chile com o objetivo de construir 15 capelas para entregar espaços de encontro e oração a pequenas comunidades vulneráveis do país, que vivem a fé de forma coletiva, simples e honesta, distante da crise institucional da Igreja e sua hierarquia. O projeto proposto e construído se baseia nos seguintes princípios de desenho:

© Nico Saieh
Layout Geral
© Nico Saieh

Caráter simbólico: uma capela claramente reconhecível como tal, que propicie a oração, assim como a realização de atividades sociais. Se recorre à imagem mais elementar de uma igreja, baseada em uma estrutura simétrica com cobertura em duas águas.

Simplicidade construtiva: uma capela que seja construída inteiramente por voluntários universitários, sem dificuldades e dentro do tempo disponível, se valendo de processos de pré-fabricação in-situ e montagem simultânea.

Aproveitamento de materiais: uma capela que permita um rendimento excelente de seus componentes, tanto para maximizar o uso dos recursos econômicos, quanto para minimizar perdas materiais e de tempo.

© Nico Saieh

Iluminação indireta: uma capela que aproveite a luz solar para iluminar indiretamente a espessura do perímetro da estrutura, onde, além disso, podem ser instalados elementos de iluminação artificial, propiciando um ambiente de oração.

Versatilidade e ampliação: uma capela cujo desenho base permita variações e ampliações simples, dependendo das demandas e capacidades próprias das comunidades.

Condicionamento posterior: uma capela que permita atingir um melhor condicionamento térmico com intervenções posteriores simples que possam ser executadas pela comunidade dentro do limite gerado pela estrutura.

Ilustração

Uma estrutura rígida com duas águas constitui a unidade essencial da capela, cuja repetição fora um módulo base determinado pela longitude de uma placa padrão. A espessura dos pilares e vigas compostas permitem variações na instalação de revestimentos, gerando diversos tipos de módulos adicionais (átrio, portas, acabamentos, sombras, entre outros possíveis), cujas múltiplas combinações possíveis permitem, por um lado, adaptar a capela a diferentes condições geográficas e de implantação e, por outro, facilitar possíveis ampliações posteriores sem sacrificar o caráter próprio e diferenciado de cada proposta.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Viña el Campesino, Melipilla, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela San Francisco / PARALELA" [Capilla San Francisco / PARALELA] 11 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922489/capela-san-francisco-paralela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.