Zalando Headquarters / HENN + Kinzo

Zalando Headquarters / HENN + Kinzo  - Mais Imagens+ 55

  • Clientes: Zalando SE
  • Engenharia: BuroHappold Engineering
  • Paisagismo: Atelier Loidl
  • Consultoria Segurança Contra Incêndio: hhpberlin
  • Consultoria Física Do Edifício: Müller-BBM
  • Projeto De Iluminação: Bartenbach LichtLabor
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© HGEsch Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova sede corporativa da Zalando SE, uma das maiores empresas europeias de e-commerce, consiste um conjunto de dois edifícios implantados no coração do novo campus empresarial Berlim-Friedrichshain, na zona metropolitana de Berlim, na Alemanha. Concebida em parceira pelos arquitetos da HENN e os designers da Kinzo, a nova sede da Zalando encontra-se situada ao lado da monumental "Mercedes-Benz-Arena" e muito próxima da East Side Gallery de Berlim. Sua estrutura de sete pavimentos acomoda uma área total de 43.000 metros quadrados inteiramente dedicados aos escritórios da empresa. Formalmente, o edifício se desvencilha dos limites invisíveis impostos pelas demarcações objetivas do terreno que ocupa. Sua presença é caracterizada por uma subjetividade espacial, uma presença aberta, transparente e capaz de criar uma relação íntima e simbiótica com o espaço público. Sua volumetria, de fachadas ora opacas ora translúcidas e transparentes parecem ter sido esculpidas a partir de um dos tradicionais blocos urbanos de Berlim, criando um interessante jogo de cheios e vazios que tanto tem a oferecer a cidade, enriquecendo a experiencia espacial do espaço urbano dentro do campus.

© HGEsch Photography
Planta - térreo
© HGEsch Photography

Desta forma, os pátios não estão contidos no interior do edifício, mas no interior da quadra - esta também desconstruída. Estes vazios que se incorporam ao espaço público deslocam o perímetro do edifício, criando uma transição fluida entre aquilo que é público e aquilo que é privado. Esta estratégia, por sua vez, proporciona melhores vistas tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro do edifício. No coração do volume principal, o átrio central é responsável por distribuir e organizar os fluxos além de permitir uma ampla iluminação e ventilação natural do principal espaço de recepção da nova sede da Zalando. Este lobby central abriga uma grande escadaria que se desdobra em plataformas e platôs para então acolher uma série de áreas de estar integradas, que também podem ser utilizadas para encontros informais ou eventos maiores. O átrio e o auditório adjacente podem ser utilizados conjuntamente ou simultaneamente, criando um espaço dinâmico e flexível. Salas de conferência e treinamento, assim como um café e restaurante também encontram-se instalados no edifício principal.

© HGEsch Photography

A analogia entre o ambiente digital e físico da empresa não é mera coincidência. Cozinhas compartilhadas, quadras esportivas e um jardim de infância compõe o espaço multifuncional de uma empresa que procura facilitar a nossa vida, fornecendo um pouco de tudo aquilo que precisamos em um só lugar. O átrio principal funciona como um vibrante espaço de encontro e socialização, um espaço que se infiltra em todos os seus setores e alas, multiplicando as possibilidades de uso e apropriação. Como um percurso contínuo, as circulações horizontais e verticais do edifício se entrelaçam em todos os níveis, conectando espaços de encontro e socialização dispostos em cada um dos pavimentos. Não existem espaços de uso exclusivo neste projeto, todos e cada um deles é um componente vitral de uma rede de espaços integrados que se atravessam e se complementam, incentivando as trocas e um processo de trabalho colaborativo.

© Werner Huthmacher
Diagrama espaços recreativos
© Sebastian Dörken

Esta configuração espacial única, potencializada por uma rede inter-conectada de espaços de pé direito duplo ao redor do átrio central, estabelece uma atmosfera dinâmica e surpreendente. O inesperado deslocamento entre as lajes acaba por gerar espaços de diferentes amplitudes, vazios que atravessam múltiplos pavimentos ou zonas mais íntimas e protegidas que abrigam componentes do programa que demandam um maior nível de isolamento. O espaço dos escritórios propriamente dito, foi concebido com sistemas flexíveis o bastante para promover a criatividade, as trocas e o espírito colaborativo entre todos os membros da equipe. Embora a organização espacial dos escritórios que ocupam os andares superiores foi deliberadamente segregada em áreas de trabalho e espaços de interação, a plena flexibilidade da planta e do mobiliário permitirá absorver qualquer e toda mudança organizacional da empresa ao longo do tempo.

© HGEsch Photography

A considerável profundidade do edifício, que poderia acarretar espaços mal iluminados e ventilados naturalmente, foi quebrada através de uma inteligente sobreposição do programa. Do lobby à cobertura, os espaços programáticos do edifício vão se sucedendo de forma contínua ao redor do átrio central, configurando um percurso fluido que se conecta diretamente as chamadas “salas de estar”, espaços abertos utilizados como áreas de estar, convívio e co-working. Além desta rede de espaços abertos definidos pela circulação horizontal de cada pavimento, a grande escadaria oferece ainda mais oportunidades de conexões e encontros no interior do programa. O design de interiores desenvolvido pelos arquitetos da Kinzo não se preocupa apenas com os espaços, mas principalmente com as pessoas - afinal, a cooperação e a troca de experiencias são a essência do trabalho colaborativo.

© HGEsch Photography

Áreas de uso comum estão sempre a um passo de cada funcionário. Encontros informais e reuniões sociais acontecem o tempo todo e em todo lugar. A comunicação é a chave do trabalho desenvolvido pela Zalando. Os espaços de circulação são regularmente flanqueados por áreas de estar e pontos de encontro. Salas de reunião encontram-se espalhadas por todo o edifício para que encontros espontâneos aconteçam a todo momento, bem como reuniões planejadas. É como se este edifício fosse um reflexo da cidade, onde as passarelas e circulações são como a rede de metrô e as avenidas que se sobrepõe na malha urbana enquanto que as salas representam os edifícios que ativam o uso e apropriação do espaço público.

© HGEsch Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Zalando Headquarters / HENN + Kinzo " [Zalando Headquarters / HENN + Kinzo ] 11 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922395/zalando-headquarters-henn-plus-kinzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.