Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa entre Árvores / Ateliê de Arquitetura Líquida

Casa entre Árvores / Ateliê de Arquitetura Líquida

© Bruno Meneghitti © Bruno Meneghitti © Bruno Meneghitti © Bruno Meneghitti + 20

Juiz de Fora, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 200.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018
  • Fotógrafo Fotografias: Bruno Meneghitti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: 3DS, Affinity, Biacongres, Blender, Coral, Duratex, Eliane, Embramaco
  • Engenharia

    Engetec Projetos e Engenharia
Mais informações Menos informações
© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa do projeto era preservar o maior número de árvores no terreno, com isso a planta da casa segue um traçado não ortogonal, contornando-as, de forma que sua implantação ocorresse de forma contínua e natural, preservando sempre o contato com a vegetação e a relação interno/externo. Dois blocos cegos rotacionados e uma cobertura descolada compõem a fachada da residência, não revelando nada do interior e os trabalhando de forma que a angulação desses volumes incentivassem e induzissem as pessoas a entrar no espaço.

© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

Ao entrar na residência nos encontramos na varanda, espaço esse grande integrador da casa, sua cobertura recepciona os convidados que ao abrir a porta principal não se deparam com o hall, como de costume, e sim com um espaço abrigo, recinto esse definido por estar entre ambientes (garagem, salas e jardim). Nesse abrigo, a primeira vista do convidado sempre será uma primeira, pois se torna a do próprio local, da natureza que a cada estação, a cada queda das folhas, a cada fruta colhida, constantemente se modifica.

© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

Ao mesmo tempo que a varanda se faz uma porta de entrada mutável, ela funciona como a transição do interno com o externo, integrando todas as partes da casa; áreas sociais, de serviço e íntimas podem ser acessadas por elas criando uma continuidade espacial do verde com o interior, perdendo assim, um pouco do “estar dentro” e “estar fora”. A implantação é marcada pela presença de 3 níveis que seguem o desnível natural do terreno. O primeiro nível (garagem e varanda) é o espaço de chegada, a partir dele o segundo se encontra -54cm abaixo, marcando os espaços das salas, cozinha e área de serviço.

© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

A área intima se encontra no terceiro nível (-108cm do segundo), foi disposto dessa forma para que a área dos quartos criasse um afastamento maior das salas, dando mais privacidade e possibilitando que os quartos se abrissem para o jardim. A casa foi pensada sendo composta por três sistemas construtivos. A garagem, salas e cozinha em concreto armado convencional; a cobertura metálica, que unifica esses espaços, foi utilizada de forma a vencer o vão de 14m da varanda; já a parte intima foi construída em alvenaria estrutural, que deveria apenas suportar a laje plana de concreto.

© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

Todos os espaços da casa foram pensados para uma vivência em conjunto; na sala a própria arquitetura funciona como um espaço integrador, a arquibancada na cozinha e os degraus de acesso, por exemplo, podem ser locais que pessoas se acomodem; sempre conectadas com o dentro e com a natureza do lado de fora. A casa não se fecha para o externo pela não presença de janelas para a rua, mas tenta preservar sua essência em seu interior.

© Bruno Meneghitti
© Bruno Meneghitti

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa entre Árvores / Ateliê de Arquitetura Líquida" 02 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922141/casa-entre-arvores-atelie-de-arquitetura-liquida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.