Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Imagem 2 de 41Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Imagem 3 de 41Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Imagem 4 de 41Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - FachadaClínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Lins Arquitetos Associados; Lins Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3948
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Américo Pré-Moldados, Bendermix, Coper Vidros, Olaria Cemonte
  • Arquitetos: Nayana de Castro, Lara Barreira, Natasha Catunda
  • Estagiários: Samuel Melo, Alice Teles, Paula Thiers
  • Construção: Ampla Engenharia
  • Arquiteto Responsável: Cintia Lins, Deborah Lins, George Lins
  • Cidade: Centro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica Escola de psicologia e fisioterapia da FVS (Faculdade Vale do Salgado) está localizada na cidade do Icó, que possui um sítio arquitetônico datado do século XVIII no sertão do Ceará. Por estar localizado no limite do perímetro de tombamento, o edifício teve que se adequar a algumas diretrizes impostas pelo IPHAN como seguir a paleta de cores da cidade, utilização de materiais locais nas fachadas, gabarito de 7m e assegurar a edificação no limite do lote, sem recuo frontal.

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Joana França
Planta - Pavimento Térreo
Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Corrimão, Viga
© Joana França

O programa de necessidades consistia em uma área acadêmica com salas de aula, biblioteca, setor administrativo, coordenação, direção e sala de professores, voltada para alunos e funcionários. Uma clínica de fisioterapia com piscina de reabilitação e sala de atividades e uma clínica de psicologia com salas de atendimento individual, em grupo, para casais e para crianças. As clínicas atendem além dos alunos e funcionários, a comunidade local.

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela
© Joana França

O terreno escolhido para o edifício possuía uma maternidade e uma delegacia de polícia desativadas, bem como um conjunto de três casas. A delegacia e o conjunto de casas foram demolidos e a maternidade foi preservada em parte já que foi feito um rasgo no interior do edifício para assegurar iluminação e ventilação natural. Esse pátio interno funciona como área de convivência do setor acadêmico, com uma cobertura translúcida e bancos de concreto aparente em um piso de tijolo cerâmico. Uma vez que o terreno possui três frentes, foram escolhidas as ruas opostas para servirem de acesso ao edifício. As clínicas ficaram voltadas para uma rua e o setor acadêmico para a outra.

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Fachada, Janela
© Joana França

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela, Porta, Fachada, Balcão, Aido
© Joana França

Uma circulação perpendicular faz a ligação interna entre elas. No acesso ao setor acadêmico foram criadas três grandes portas de 9 metros de comprimento para integrar a rua com uma praça interna pensada para a convivência dos alunos. A solução encontrada pelo escritório para atender a diretriz imposta pelo IPHAN em alinhar o edifício ao lote, eliminando o recuo frontal, foi criar uma pele externa de cobogós em todo o seu perímetro, envelopando o edifício.

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Joana França

Um jardim foi proposto no espaço entre a fachada de elementos vazados e as paredes de salas de aula, gerando um maior conforto térmico para toda a edificação. Para dar ritmo às fachadas, estas foram rasgadas com aberturas aleatórias, remetendo a esquadrias. O respeito aos materiais e à cultura do local alinhados a um desenho com traços marcantes gerou uma forte identidade ao prédio, além de se adequar ao clima da região. O edifício imprime uma leitura contemporânea na cidade tombada pelo IPHAN sem entrar em conflito com o seu entorno.

Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados - Janela
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Nogueira Acioly - Centro, Icó - CE, 63430-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Escola FVS / Lins Arquitetos Associados" 01 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922135/clinica-escola-fvs-lins-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.