Edifiício 8111 / taller de arquitectura de bogotá

Edifiício 8111 / taller de arquitectura de bogotá - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: taller de arquitectura de bogotá; taller de arquitectura de bogotá
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16751
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, AutoDesk, Cemex, GRAMAR, Instaplac
  • Equipo De Projeto: Andrés Gutiérrez, Alexander Roa, Iván Castro, Juan Sebastián Rubio, Andrea Mozzato, Carolina Herrera, Santiago Ballen, Juan Camilo Brito
  • Clientes: Fideicomiso 8111
  • Auditoria: GDP Gestión y Desarrollo de Proyectos S.A.S
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Bonilla e Marcela Albornoz
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. No projeto do Edifício 8111, procuramos desenvolver uma nova relação entre arquitetura e estrutura, uma relação simbiótica que faz da tectônica, sua máxima expressão formal. Entretanto, este sistema estrutural associado - com linhas de força diagonais - impacta de diferentes formas nos espaços internos, resultando em grandes desafios para integrar a estrutura ao espaço e programas do edifício.

© Alejandro Arango
Planta - 1º pavimento
© Alejandro Arango

Por outro lado, por ser um sistema estrutural perimetral, a estrutura se converte na própria fachada e imagem do edifício; uma imagem singular e única, pois se distancia da maioria dos edifícios vizinhos, construídos através de sistemas estruturais mais tradicionais. Outro aspecto importante é a sua materialidade. Sistemas porticados, de pilares e vigas, geralmente são resolvidos com estruturas metálicas ou - menos comum mas também recorrente - em estrutura de concreto. No caso do Edifício 8111 optamos pela segunda solução, ou seja, estrutura em concreto aparente. Decidimos utilizar o concreto pois a sua expressividade é mais marcante e comunicativa, capaz de compor um edifício de arquitetura única, explorando a sua localização privilegiada para criar um novo marco urbano para a cidade de Bogotá.

© Alejandro Arango

Além disso, procuramos acentuar a singularidade desta malha estrutural diagonal, duplicando a escala do sistema diagrid, como é comumente conhecido, no pavimento térreo de pé-direito duplo. Como consequência, estes pilares inclinados em forma de “V” - duplicados em escala junto ao embasamento do edifício-, permitem aproveitar o balanço máximo permitido por norma. Estas mega estruturas em “V” servem como uma ótima solução para os clientes que desejavam uma melhor visibilidade dos espaços comerciais do edifício, e terminaram convertendo-se no símbolo da arquitetura do Edifício 8111.

© Alejandro Arango
Fachada Carrera 11
© Alejandro Arango

Para o desenvolvimento de um projeto tão complexo como o 8111, foi preciso uma equipe multidisciplinar perfeitamente integrada e capaz de trabalhar de maneira colaborativa. Somente através deste esforço comum, fomos capazes de criar uma estrutura icônica que atendesse a todas as solicitações e demandas dos nossos clientes. O projeto do Edifício 8111 procura maximizar as opções e tipologias dos espaços comerciais e escritórios, permitindo ainda ajustar facilmente estes espaços para adaptá-los às futuras demandas e necessidades específicas do mercado. Além disso, o edifício foi concebido para atender os mais altos padrões de qualidade e conforto, equipado com sistemas e equipamentos de baixo consumo e alto desempenho energético.

© Alejandro Arango

Os gestores do projeto se concentraram em encontrar um grupo de clientes e escritórios que compartilhassem a mesma visão de seus empreendedores. Profissionais e consultores foram convidados à participar e somar forças para transformar este projeto em um novo marco da arquitetura colombiana contemporânea. Com este ótimo ambiente de trabalho, toda a equipe foi capaz de  abordar com êxito todos os desafios e oportunidades que nos foram apresentadas. Projeto, construção e logística foram considerados simultaneamente deste o início, fazendo do Edifício 8111 um dos melhores empreendimentos imobiliários de nosso país. Corremos um alto risco em adotar uma solução arquitetônica-estrutural não convencional, mas felizmente fomos capazes de superar os desafios, incorporando novas técnicas e alternativas construtivas que poderão ser utilizadas amplamente em um futuro próximo.

© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifiício 8111 / taller de arquitectura de bogotá" [Edificio 8111 / taller de arquitectura de bogotá] 11 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922061/edifiicio-8111-taller-de-arquitectura-de-bogota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.