Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 2 de 26Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 3 de 26Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 4 de 26Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 5 de 26Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  224
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corian
  • Autores: Gabriel Nogueira, Pedro Grilo, Guilherme Araujo
  • Colaboradores: Júlia Luna, Cristiane Scorza, Laís Petra
  • Cidade: Asa Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 10 de 26
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 215m2 se localiza na quadra 312 Sul, na Asa Sul de Brasília. Projetado pelo arquiteto Marcílio Ferreira em 1976, o edifício é um dos exemplos mais paradigmáticos da arquitetura moderna de Brasília. As fachadas são ricas no uso do repertório de projeto modernista; concreto, cobogó, brises fixos e azulejos no térreo do consagrado artista Athos Bulcão, com trabalho muito identificado com a cidade de Brasília.

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 8 de 26
© Joana França

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 20 de 26
© Joana França

A reforma deste apartamento apresentava as seguintes premissas: preservação e valorização dos elementos formais do modernismo presentes na fachada e no interior da unidade e, como contraponto, modificação significativa na obsoleta organização funcional da planta, marcada pela segregação total dos núcleos social e de serviço. Dessa forma, decidiu-se pelo aproveitamento de determinados elementos originais do apartamento, como o piso de taco e as portas em madeira, enquanto foram substituídos vários materiais e revestimentos antigos.

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 16 de 26
© Joana França

A utilização de materiais mais contemporâneos (como a bancada de Corian e piso de Porcelanato 1x1m) nas áreas mais afetadas pela reforma teve o intuito de transmitir esteticamente o contraste das alterações espaciais que pretenderam romper com a segmentação excessiva dos cômodos. O resultado da integração da cozinha social (gourmet) com a sala foi uma mudança radical na percepção do espaço do apartamento. A sala, que antes tinha uma configuração de galeria, ganhou em amplitude espacial, melhorando a conexão com o restante do apartamento.

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 5 de 26
© Joana França

Mesmo as sacadas de concreto originais da fachada foram beneficiadas, já que agora com mais recuo (campo ampliado), podem ser percebidas como um plano contínuo em sua totalidade. O pórtico branco que assinala a abertura para a cozinha, nada mais é do que a própria estrutura original formada por pilares e viga, que antes estavam “disfarçados” pela parede que preenchia o vão. O projeto contou com algumas intervenções mais pontuais, como a expansão da área de jardins na fachada da sala e substituição da esquadria original de alumínio por vidro temperado.

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 19 de 26
© Joana França

O objetivo foi transformar a área em uma varanda acessível, sem descaracterizar a beleza dos jardins emoldurados pelos brises de concreto. Outra intervenção pequena com grande impacto foi retirar as paredes que vedavam a suíte e o banheiro do casal, revelando o cobogó externo da fachada e aproveitando a iluminação e ventilação naturais. O mobiliário do projeto foi escolhido junto com os clientes e traz peças de importantes designers brasileiros como Sérgio Rodrigues e Maurício Azeredo. Por fim, a coleção de arte contemporânea do cliente deu um toque pessoal ao projeto.

Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura - Imagem 14 de 26
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul Superquadra Sul 312 BL C - Brasília, DF, 70200-050, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 312 Sul / CoDA Arquitetura" 23 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921531/apartamento-312-sul-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.