Residência ML / Anastasia Arquitetos

Residência ML / Anastasia Arquitetos - FachadaResidência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada, Janela, Jardim, AidoResidência ML / Anastasia Arquitetos - Janela, Mesa, Cadeira, Viga, BancadaResidência ML / Anastasia Arquitetos - FachadaResidência ML / Anastasia Arquitetos - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos Responsáveis: Tomás Anastasia, Johanna Anastasia
  • Equipe De Projeto: Sarita Soares, Catarina Klein, Carolina Jones
  • Clientes: Lucas Lacerda, Mariana Scarioli
  • Engenharia: Lucas Lacerda
  • Paisagismo: Matos e Renault
  • Consultores: CA Engenharia, Lacerda Projetos e Consultoria
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência ML situa-se na cidade de Nova Lima, no estado de Minas Gerais. Em região montanhosa, o terreno, em declive, possui inclinação média de 53%, inclinação esta que ditou a implantação da casa. Optamos por interferir o mínimo possível no solo, para evitar contenções e arrimos, além de definirmos com o calculista uma estrutura com o menor número de pilares possível, para diminuirmos pontos de fundação (devido à dificuldade de acesso) e, consequentemente, criar um volume que parecesse mais leve, solto do solo.

Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada, Janela, Aido
© Jomar Bragança
Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Jomar Bragança

Para facilitar a execução e diminuirmos o desperdício de material, criamos duas empenas nas divisas laterais de concreto, que definem a volumetria da casa. Estas foram feitas com formas metálicas, de forma a evitarmos  acabamento posterior, devido à dificuldade de montar andaimes na cota de implantação. O concreto aparente ainda diminui a necessidade de manutenção posterior da fachada.

Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada
© Jomar Bragança
Residência ML / Anastasia Arquitetos - Imagem 27 de 30
Corte Longitudinal
Residência ML / Anastasia Arquitetos - Mesa, Janela, Banco, Viga
© Jomar Bragança

A altura de implantação foi definida em relação ao grid da rua, de forma a possibilitar, na frente, acesso direto à garagem, e, nos fundos, uma boa iluminação natural para o paisagismo a ser executado sob a casa, de forma a, mesmo sendo área coberta, permitir uma diversidade maior de espécies a serem plantadas, não apenas de sombra. A grande altura da casa em relação ao solo permitirá isto.

Residência ML / Anastasia Arquitetos - Viga
© Jomar Bragança

A casa está distribuída em dois pavimentos. O primeiro, no nível da rua, concentra garagem e áreas íntimas, com previsão de elevador, para acessibilidade. O segundo, rebaixado em relação à rua, concentra as áreas sociais. O acesso social se dá através de uma escadaria, que chega a uma praça descoberta, que faz a transição entre a rua e os ambientes internos. Toda a área social abre então para esta praça, a oeste (através de portas de madeira, que funcionam como brises móveis), e para a vista das montanhas, ao leste (área envidraçada), criando uma situação de ventilação cruzada e iluminação natural abundante para estes ambientes. Todos os quartos também estão voltados para o nascente.

Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada
© Jomar Bragança

Através da correta implantação em relação ao sol, que evita o uso de ar condicionado, eficiente iluminação artificial, e placas de energia fotovoltaica e solar, a casa tem eficiente desempenho energético.

Residência ML / Anastasia Arquitetos - Fachada
© Jomar Bragança

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência ML / Anastasia Arquitetos" 14 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921488/residence-ml-anastasia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.